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(FREE) 2 práticas para aumentar sua visibilidade

👋 Você está recebendo a edição exclusiva para assinantes. Boas-vindas às novas 3.412 pessoas que se inscreveram no the jobs desde a última segunda-feira! Agora, somos 45.698 leitores na maior comunidade de futuros&novos líderes do Brasil.

Fala, Jobs!

Antes de tudo… UAU!

3.412 novos leitores chegaram ao the jobs desde a última semana. É o nosso recorde!

(e caminhamos cada vez mais rápido pra construir essa comunidade incrível)

Season 8 Wow GIF by The Office

E está na hora do nosso 1:1 favorito 😉 

Nessa edição, vamos trazer duas práticas que você consegue adaptar literalmente agora para o seu dia a dia. Essas duas práticas vão te ajudar com:

  • Ter uma exposição melhor do seu trabalho para tomadores de decisão e líderes da sua organização;

  • Construir credibilidade e uma imagem de preparo e profissionalismo ainda maior;

  • Evitar erros simples nas suas entregas que, por conta da correria e pressa, podem passar despercebidos.

E o mais interessante dessas duas práticas é que elas se encaixam em muitos setores de atuação.

São referências que podem ser adaptadas e compartilhadas com seus colegas, liderados e até líderes para elevar o nível de entrega do trabalho.

E o melhor de tudo: você provavelmente vai conseguir aplicá-las ainda hoje.

Vamos nessa?

A parte mais instagramável dessa newsletter. Prepare seu print e lembre-se de marcar @thejobs.cc nos stories!

A frase da semana

A forma mais invisível de desperdiçar tempo é fazer um bom trabalho em uma tarefa que não é importante. Priorização é a habilidade de destaque das pessoas de alta performance — priorize melhor.

Prática #1: Mostre mais o trabalho em andamento, não só o trabalho pronto
Work In Progress Rood GIF by Studio Arsène

Quando a gente tem uma barra alta, é normal querer entregar um trabalho que impressione as pessoas, “sem falhas” e com a melhor atenção possível aos detalhes.

Naturalmente, a gente também tenta ao máximo evitar falhas — ou, se elas existirem, a gente tenta escondê-las ou minimizá-las. Não é natural querer mostrar algo imperfeito, ainda longe do ideal, cheio de pontos de melhoria, certo?

Então…

Não é natural. A gente evita, mas a provocação de hoje é exatamente essa: mostrar mais o trabalho em progresso, “imperfeito”, “no caminho” de ficar pronto.

E já pra começar e evitar te fazer pensar que isso “vai te trazer críticas”, trabalho em progresso não significa trabalho abaixo dos padrões só significa que ainda não está finaizado.

E quero justificar o motivo de te convidar a fazer isso: eu acredito que mostrar o trabalho em progresso tende a te levar mais longe, inevitavelmente.

Mais longe, porque você vai ter uma execução mais rápida, vai receber um feedback muito mais profundo, vai ter aprendizados no processo, vai ganhar maior confiança e, se estiver em equipe, todos vão aprender mais — mas já explicamos melhor esses benefícios no detalhe.

Talvez você esteja pensando para quem o trabalho em progresso pode ser mostrado — e é mais simples que parece.

Mostre para o seu líder (desde que ele esteja alinhado de que você está mostrando um esboço para receber feedbacks), para os seus pares, para a equipe que trabalha no projeto ou simplesmente para alguém que seja uma referência pra você. 

Mostrando o trabalho em progresso, a execução fica mais rápida.

É coincidência, mas vou trazer um assunto que se repetiu na última edição e também em uma outra do mês de fevereiro: “devagar é suave e suave é rápido”. Se você mostra o trabalho em progresso, você encurta o ciclo de feedback para o seu trabalho — você recebe mais direcionamentos.

E receber mais direcionamentos das pessoas importantes envolvidas (encurtar o ciclo de feedback) é, provavelmente, o melhor jeito de chegar a um bom resultado mais rapidamente — porque você já alinhou as coisas antes.

Duas referências curiosas pra você sobre isso: a primeira é uma frase do fundador do LinkedIn, Reid Hoffman: "Se você não está envergonhado pela versão 1 do seu produto, você lançou tarde demais." Isso vale para a versão 1 da sua entrega, seja ela uma apresentação no PowerPoint ou um projeto muito mais robusto.

E a segunda referência é uma prática japonesa chamada “nemawashi”, que são as “reuniões sombra”.

Parece estranho, mas o conceito é simples: é uma forma de preparação para uma reunião importante, consultando previamente as principais partes interessadas. A ideia é que, se você conseguir melhorar sua proposta e construir apoio com antecedência, obterá a aprovação nessa reunião oficial, permitindo que você impulsione o projeto na direção desejada.

Ou seja: encurtar o ciclo de feedback ;)

Mostrando o trabalho em progresso, você recebe feedbacks muito mais profundos.

Essa é simples e dá pra colocar em uma analogia rápida:

Se você mostra um esboço bem estruturado de uma casa, você tende a receber sugestões sobre como melhorar a escala e a orientação dos espaços, por exemplo. 

Mas se você mostra uma casa pronta, receberá feedback sobre os acabamentos e alguns outros detalhes, mas uma casa pronta não permite alterar espaços e escala dos cômodos (por exemplo).

A primeira abordagem aumenta as chances de “entregar uma casa” melhor.

Você aprende muito mais no processo, porque tende a receber sugestões e ideias sobre como poderia trabalhar melhor. 

Sem contar que constrói muito mais confiança. Não só consigo mesmo ao construir uma entrega muito mais robusta, mas também constrói confiança com os outros

Você constrói confiança com os outros mais rapidamente, pois tem pontos de contato mais frequentes sobre seu trabalho, o que previne mal-entendidos e cria mais responsabilidade. 

Se eu conheço a receita que você está usando, sou mais propenso a confiar que o resultado será bom.

Todo mundo se beneficia.

Alguns pontos de atenção importantes:

Combine com antecedência a frequência de “mostrar o trabalho em progresso” para não parecer insegurança sua, no sentido de sempre querer alguém olhando seu trabalho.

Por exemplo, você pode falar: “Posso te trazer a cada semana os updates desse projeto?” ou “Posso te atualizar nas fases X e Y desse projeto para pegar seu feedback?”.

Outros momentos em que eu não te recomendaria a mostrar o trabalho em progresso:

  • Quando o tempo do seu líder com você é limitado (a não ser que ele tope);

  • Quando uma boa primeira impressão é extremamente importante e você “só tem uma chance”;

  • E quando você não se esforçou o suficiente — sim, você precisa ser sincero com você mesmo/a nessa e não dar um tiro no próprio pé.

Ao longo dos anos e em conversas com o nosso time de mentores, começa a ficar claro que quem realmente melhora e avança na carreira é quem não tem medo de compartilhar uma opinião incerta, de receber feedback sobre rascunhos iniciais ou explicar seu processo de pensamento… Enquanto isso, os perfeccionistas ficavam travados e avançavam mais lentamente.

É contraintuitivo — eu sei.

Mas ao parecer menos "perfeito" e mais "em progresso", as pessoas que mostravam seu trabalho cedo e frequentemente ganhavam mais impacto, respeito, aprendizados e promoções.

Confia, vale o teste.

Essa é a primeira prática do dia de hoje.

APRESENTADO POR INSIDER
A história por trás da famosa camisa de gola do Steve Jobs

Difícil imaginar Jobs diferente disso: óculos, calça jeans, cinto, tênis claro e camisa de gola alta preta — ele tinha centenas dessas no seu armário e a razão é bem curiosa…

Na década de 1980, Jobs visitou a Sony e viu que os funcionários usavam uniformes, mais especificamente, jaquetas para comemorar o 35º aniversário da empresa.

🍎 Já que o uniforme seria uma forma de unir mais seus funcionários, ele quis aplicar isso na Apple — mas a galera no Vale do Silício foi bastante resistente.

Independente disso, ele transformou o conceito de uniforme corporativo em uniforme para si, unindo praticidade e simplicidade no dia a dia, adotado por vários outros founders de Big Techs depois.

Inspirado nesse estilo de vida, a Insider criou peças de alta qualidade, funcionais e tecnológicas. Como a Tech T-shirt, a evolução da camiseta básica: anti odor, não precisa passar e não desbota após lavagens.

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Momento mentoria por e-mail

Antes de partirmos para a segunda etapa da edição de hoje, acesse nosso formulário de “Mentoria por Email” para compartilhar seu principal desafio com os nossos mentores e receber insights, referências e boas provocações 😉 

Ao final da edição de hoje, falamos sobre como os nossos mentores lidam quando não estão bem mentalmente; o que fazer quando não se sentir reconhecido; como causar uma impressão positiva nos diretores mesmo sem ter uma conexão direta; e muito mais.

Prática #2: Escreva mais updates (muito melhores)

Essa prática não necessariamente precisa se conectar à primeira, ok? É importante deixar isso claro pra não ter gente tentando conectar o que não precisa ser conectado (embora exista uma conexão).

Vamos lá:

Recebemos nas últimas semanas no nosso formulário de desafios para assinantes do the jobs algumas perguntas sobre trabalho com times remotos.

E, embora eu não trabalhe remoto atualmente, eu já trabalhei por 2,5 anos remoto (em vendas, então era parte home office e parte “rua office”, risos). Aproveitei também pra estudar um pouco mais sobre a eficiência de times remotos.

PS: Você já deve percebido que o papel do the jobs se resume em (1) contar histórias reais do mundo profissional; (2) fazer o “trabalho sujo” de ler, estudar e pesquisar as principais referências e trazê-las pra cá; e (3) entender os princípios que estão por trás de algo e adaptá-los para o nosso dia a dia.

É o caso dessa segunda prática de hoje: escrever updates melhores é uma boa prática para times remotos, mas os princípios também se aplicam para quem não trabalha remoto.

O conceito por trás de updates bem escritos.

Um time altamente eficiente tem um padrão: clara observabilidade — e bons updates geram essa boa observabilidade. Faz parte do conceito de gestão à vista.

Em um cenário ideal, todos os membros de um projeto devem saber como escrever uma boa atualização de status para suas áreas de trabalho, não apenas os gerentes de projeto.

E isso pode ser feito em menos de 5 minutos. Não é tão difícil; vem com a prática.

O que escrever em um bom update obviamente pode variar conforme o tamanho da equipe, quem são as pessoas, quais são os processos, mas o objetivo sempre permanece: manter as expectativas do grupo alinhadas, acelerar as decisões e criar responsabilidade clara.

Vou consolidar aqui alguns dos pontos mais importantes que você pode aplicar imediatamente no seu dia a dia para melhorar o alinhamento entre toda a equipe.

Se você é o líder, considere aplicar esses pontos. Se você não é o líder, compartilhe com seus colegas ou liderança. Pode ajudar!

Agora, vamos entrar no detalhe de como escrever updates da melhor maneira possível para conseguir ter uma visibilidade muito maior do seu trabalho, transmitir mais confiança e — acima de tudo — fazer uma boa gestão dos projetos nos quais você se envolve.

Para continuar lendo, você precisa se tornar assinante. São apenas R$ 24,90 por mês e, se você não gostar, dentro de 7 dias pode pedir seu dinheiro de volta.

Eu garanto que você vai gostar. 😉 

Nos encontramos do outro lado!

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