👋 Boas-vindas às novas 153 pessoas que se inscreveram no the jobs na última semana, a newsletter para os profissionais mais preparados (e disputados) dessa geração. Agora, somos 115.176 leitores criando a maior comunidade de carreira do Brasil.

OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE O QUE VAMOS CONVERSAR HOJE:

👉 Em resumo, essa é a edição da newsletter que vai te deixar por dentro de tudo que é mais importante sobre como a IA pode impactar sua carreira: uma leitura crítica com possíveis conclusões sobre pesquisas e notícias pra você ir além do hype.

📚 Traduzimos pra você nessa edição centenas de páginas de relatórios e pesquisas de Stanford, MIT, Fórum Econômico Mundial e outras referências mundiais.

🦾 JÁ É AMANHÃ! Receba nosso guia completo (em 4 emails fáceis de ler e entender que serão enviados a partir de amanhã, 04nov) sobre onde e como aplicar IA na sua carreira. Clique aqui pra se inscrever.

👋 Fala, Jobs!

Das últimas 9 edições do the jobs (de 01/09 até hoje), apenas 3 foram sobre o tema de Inteligência Artificial. Essa será mais uma delas, mas com um objetivo diferente:

O hype está muito grande sobre o tema…

E quando tem hype, também tem saturação:

  • É um monte de anúncio de empresa falando pra você pagar dezenas de ferramentas (que você não precisa) pelo preço de uma;

  • Mais um monte de mensageiros do caos falando que os empregos vão acabar;

  • E também um monte de milagrosos que têm “um agente de IA perfeito pra você”, como se fosse um milagre.

Nós entendemos isso, mas também entendemos que não dá pra simplesmente ligar o f*da-se e ficar de fora do que tá rolando. Isso infelizmente vai prejudicar sua carreira.

Quer ver um exemplo real do por que isso é tão importante?

Essa lista aqui embaixo são só algumas das atualizações de IA que surgiram praticamente nos últimos 30 dias (!!!):

  • Chat GPT Atlas, o concorrente do Google Chrome que a Open AI, lançado em 21out;

  • Chat GPT Shopping (sim, já está rolando): integração do GPT com checkouts, lançado em 29set;

  • Perplexity Deep Research: modo aprofundado de pesquisa, lançado em 14set;

  • Sora 2: ferramenta de criação de vídeos da Open AI pra bater no Google Veo 3, lançada em 30set;

  • Claude Code com acesso web: a ferramenta da Anthropic agora pode ser acessada sem abrir seu terminal, lançada em 20out;

  • Claude Sonnet 4.5: modelo mais atualizado da Anthropic, lançado em 29set;

  • Claude Skills: instruções específicas pra IA seguir workflows já criados e repetir processos que você já fazia antes, lançada em 16out.

(Repare que não falamos de nenhuma outra sem contar 4 das maiores empresas de IA. Deixamos de fora ainda DeepSeek OCR, Google AI Studio Vibe Coding, Google Veo 3.1 e muito mais…)

Sacanagem ter que ficar por dentro de tudo isso e ainda conciliar com todo seu trabalho, né?

O resumo bem sincero é que não dá pra ficar por dentro de tudo. Nós também temos dificuldade…

Mas com certeza dá pra ficar dentro do que é muito relevante de IA pra sua carreira… E essa é a nossa promessa pra você aqui com a curadoria do the jobs.

A edição de hoje fala exatamente sobre isso:

Ao final dessa edição, você estará por dentro das principais notícias e pesquisas de como a IA já está impactando o mercado corporativo (e vai poder participar das rodas de conversa sem parecer desatualizado, perdido ou até pior, desinteressado).

Vamos nessa, então?

TEMOS UM CONVITE PRA VOCÊ:

Se você precisa de ajuda sobre onde/como usar IA no seu trabalho + sabe que pode ir muito além de apenas copiar e colar prompts bonitinhos + está cansado de ouvir gente falando pra você assinar 15 ferramentas de IA pelo preço de uma, esse recado é pra você:

Nós criamos uma série gratuita de 4 emails especiais pra você aprender somente o que é mais relevante e aplicável sobre IA no seu trabalho (e essa série vai terminar com o o CEO do Rock in Rio - que também já foi CEO da Osklen - pra te mostrar como ele está implementando IA no dia a dia da sua empresa).

Pra se inscrever gratuitamente, é só clicar 👉 aqui nesse link.

Esse foi um convite rápido antes de mergulharmos, juntos, na big idea de hoje… Mas antes, um recado dos patrocinadores dessa edição (tem vaga aberta!):

APRESENTADO POR ADYEN

Profissionais que se conectam com outras áreas crescem mais.

O mercado tem mostrado: quem consegue se conectar com outras áreas avança mais rápido. Um estudo revelou que equipes com colaboração entre times têm maior satisfação no trabalho, menor intenção de sair da empresa e melhores resultados.

Em outras palavras, quem aprende além da sua função cresce junto com o negócio.

  • Na Adyen — empresa global de tecnologia que conecta pagamentos, dados e inovação — essa troca faz parte da rotina.

Principalmente entre os times de Produto e Comercial, que atuam lado a lado, compartilhando roadmaps, treinamentos e feedbacks de mercado para criar soluções mais estratégicas e melhorar continuamente a experiência dos clientes.

Agora, a Adyen busca profissionais sêniores, com inglês avançado e experiência em fintechs ou empresas do setor financeiro, e que valorizem essa conexão entre áreas.

👉 Se esse é o seu perfil, clique aqui e conheça as vagas de Head of Payments Products e Product Manager.

O status atual da Inteligência Artificial aplicada à sua carreira em 7 principais pontos.

1⃣ 2 avisos dos 2 principais CEOs de IA do mundo.

Sam Altman é o CEO da OpenAI (Chat GPT). Dario Amodei é o CEO da Anthropic (Claude). É uma aposta inteligente dizer que esses dois caras são alguns dos principais a entender o real impacto que a IA vai trazer pro nosso mundo.

👉 O primeiro aviso, e mais urgente, é uma entrevista do Dario Amodei (todas as referências e links estão ao final da newsletter): a IA pode dizimar quase metade de todos os entry-level jobs, que são os cargos de entrada para profissionais mais juniores.

Por que isso é importante? Porque o Dario deu essa entrevista no final do primeiro semestre desse ano com o principal objetivo de “acordar o governo americano” pra preparar e proteger o povo americano do impacto econômico que a IA vai causar.

Acho que, em resumo, ele fez isso pra se garantir lá na frente e, pelo menos, poder dizer “eu avisei”. Risos.

👉 O segundo aviso é uma entrevista do Sam Altman. Quando o perguntaram sobre o que crianças deveriam aprender atualmente (na expectativa de falar sobre IA, desenvolver código ou qualquer coisa relacionada a tecnologia), ele ressalta soft skills: resiliência e adaptabilidade.

Por que isso é importante? Porque mesmo com o avanço da IA, existe uma coisa que não vai mudar nunca: as habilidades humanas. Aqui, você pode ler um relatório do Fórum Econômico Mundial falando sobre a importância das soft skills na era da IA. Você também pode ler aqui, inclusive, uma referência bem legal que fala sobre como leitura e escrita (pasmem) vão definir quem vai se diferenciar na nova era da IA.

Sam Altman e Dario Amodei, 2 dos mais importantes CEOs da “era da IA”.

Quer ver a consequência óbvia (mas não tão explícita) disso? (Vale dizer que esse é provavelmente o aviso mais importante da história do the jobs.)

Se você não está investindo em aprender IA, mas também nas soft skills (comunicação, liderança, empatia, raciocínio crítico etc.), você vai ter uma vida mais difícil.

Essas pessoas que não investem em seu desenvolvimento são as pessoas “nota 7” no trabalho. Normalzão.

A vida vai ficar muito mais difícil, porque daqui pra frente, com a ajuda da IA, qualquer pessoa sem experiência prévia e sem formação da sua área também poderá entregar um trabalho nota 7 (talvez até mais rápido ou melhor).

A insegurança no trabalho para os nota 7 só vai crescer daqui pra frente.

Por favor, releia o parágrafo acima se ele não ficou tão claro. É, antes de tudo, um recado de amigo pra amigo.

2⃣ Os primeiros impactos reais da IA no mercado de trabalho.

Essa daqui é uma pesquisa da Universidade de Stanford que fala sobre como a IA já está impactando o mercado de trabalho, principalmente para jovens profissionais (22 a 25 anos). Resumindo:

  • 1. Os mais jovens estão sentindo primeiro. Entre 22 e 25 anos, quem trabalha em funções expostas à IA já começou a perder espaço no mercado, enquanto profissionais mais experientes nessas mesmas áreas continuam sendo contratados.

  • 2. A estagnação chegou cedo. Desde o fim de 2022, o emprego de jovens em cargos com alta exposição à IA parou de crescer. As oportunidades continuam aparecendo, mas para quem já tem mais tempo de estrada.

  • 3. Nem toda IA é inimiga. Os cortes estão concentrados nas funções onde a IA substitui pessoas, não nas que usam IA como ferramenta. Ou seja: quem aprende a trabalhar com IA, e não contra ela, tende a se manter relevante.

  • 4. Não é coincidência de setor. O padrão aparece mesmo controlando por tipo de empresa ou indústria. O impacto é real e ligado à chegada da IA no dia a dia do trabalho.

  • 5. O impacto vem pelo emprego, não pelo salário. Por enquanto, a mudança está nas contratações (menos vagas, mais saídas), não nos salários. O risco é ficar de fora, não ganhar menos.

  • 6. É o começo de uma tendência. O movimento começou discreto, no fim de 2022, mas já se espalha. Ignorar IA não é mais uma opção.

Exemplos de funções expostas à IA: marketing, comunicação e conteúdo (redatores, social media, analistas de marketing digital, designers de campanhas); atendimento e suporte ao cliente (especialmente em canais de texto e chat); análise e relatórios de dados (funções que dependem de leitura e resumo de grandes volumes de informação, como analistas de negócios, pesquisa de mercado, data analysts); recursos humanos e recrutamento (triagem de currículos, entrevistas automatizadas, avaliação de perfil); administração e backoffice (assistentes administrativos, funções de documentação, compliance e relatórios); e educação e treinamento (produção de material instrucional, tutoria online, avaliação de textos).

A pesquisa é de fora, mas já temos algumas primeiras pesquisas no mercado brasileiro sendo feitas. A preocupação, como é de se esperar, é a mesma.

👉 E um pouco mais de dados complementares: o crescimento de cargos pedindo IA como habilidades necessárias já está acontecendo e, em algumas áreas, está mais “explodindo” do que “só acontecendo”.

Esse gráfico acima mostra como o pedido por habilidades de IA em vagas relacionadas a marketing, vendas e operações aumentou 14x nos últimos 2 anos.

Por que isso é importante? Em uma frase, a resposta é: porque é um caminho sem volta. Se esses dados não servirem como um aviso, não sabemos o que servirá…

3⃣ Layoffs em grandes corporações (e o impacto nas empresas menores).

Amazon desliga 14.000 colaboradores. Nestlé desliga 16.000. UPS desliga 45.000. O que elas têm em comum? IA está empurrando esse movimento, de acordo com esse relatório da Reuters.

Por que isso é importante? No caso da Amazon, o presidente já tinha falado no começo do ano do risco de layoffs por conta da IA. “Vamos precisar de menos pessoas fazendo os mesmos trabalhos”… Mas é natural que essa mudança aconteça primeiro nas grandes corporações, por conta de 2 principais motivos:

  • 1: Grandes corporações conseguem bancar o investimento em IA muito mais fácil e, por isso, precisam cortar funções onde a automação já entrega ganho visível (processo padronizado + volume gigante = terreno perfeito pra automação);

  • 2: Grandes corporações sofrem uma pressão gigante de investidores para entregar mais lucros aos acionistas, diferente de empresas menores.

Mas isso não significa que o impacto não vai chegar nas empresas menores… O impacto só chega diferente (e, talvez, um pouco mais devagar).

Existe o efeito vitrine: quando as grandes cortam cargos, os menores olham pra isso como referência e, mesmo se não souberem o que cortar, criam uma preocupação muito maior pra contratar novos cargos.

Se você trabalha em corporações, saiba que o risco existe. Se você não trabalha em corporações, saiba que o risco também existe, mas ele chega diferente.

4⃣ As empresas pedem fluência em IA, mas não sabem definir o que é isso.

Essa é uma das principais consequências do ponto 3 acima: grandes corporações começam a se movimentar com relação à IA e as outras, que seguem seus movimentos, têm medo de ficar pra trás. Aí o que elas fazem?

Uai, se elas estão pedindo fluência em IA, nós também precisamos pedir”.

Pois é… Mas elas não sabem dizer o que significa fluência em IA. Vamos a alguns dos dados mais importantes pra isso:

  • Essa pesquisa aqui (se você gosta de ler, recomendamos demais acompanhar essa turma, é uma das nossas principais referências) mostra que, apesar dos bilhões de dólares investidos, 42% das iniciativas de IA em grandes corporações foram descontinuadas e o motivo não é que os modelos de IA ainda não estão bons, mas sim que as empresas têm dificuldade em integrar os modelos com seus negócios: não é só sobre automatizar as coisas e sim sobre redesenhas workflows e repensar estruturas.

    Precisamos deixar claro que isso não é uma crítica à implementação de IA: o processo de inovação é sempre marcado por testes que não deram certo. Essa notícia é uma das evidências que mostram que o apetite por usar IA está alto, mas a clareza de como usar ainda não é grande (o que é um ótimo sinal pra você se destacar e fazer parte dessa mudança, mesmo que no seu departamento).

  • Esse relatório aqui do MIT mostra um número diferente também chamativo: 95% das corporações que estão implementando IA não estão vendo retorno nesses investimentos.

    Mas o que está por trás disso é que elas estão tentando… Ou seja: ainda há muito a descobrir e ainda há espaço (sobrando) pra fazer parte desse movimento na sua empresa.

5⃣ Usar IA não te deixa mais burro (se você usar do jeito certo).

Há alguns meses, saiu uma pesquisa do MIT que viralizou: muita gente falando que usar o GPT te deixa mais burro… Mas quem falou isso foram as pessoas que costumam ler manchetes e “se esquecem” de ler a notícia completa (no caso, a pesquisa).

Você pode ler uma análise mais completa dessa pesquisa aqui nesse texto de outra newsletter. O próprio MIT lançou também esse site aqui com várias respostas à pesquisa, por conta da quantidade de gente que interpretou errado a pesquisa.

O resumo que podemos te adiantar aqui, pra resumir as informações mais relevantes pra você, é que IA só te deixa mais burro se você já trabalhar do jeito burro (sorry falar assim).

A ferramenta de IA não é a variável que faz as pessoas mais burras… Você é a variável. Você, seu nível de consciência e sua disponibilidade/abertura pra aprender.

A pesquisa mostra que o jeito como você entra na conversa com a IA determina se ela vai te deixar mais esperto ou mais burro. Essa é literalmente a diferença entre usar IA pra pensar (ruim) vs. pensar juntamente com IA (bom).

E isso não é novidade na neurociência: o tipo do seu engajamento com a tarefa tem impacto real no quanto você retém o conhecimento.

É por isso que você lembra muito mais do que escreveu no caderninho comparado com o que digitou no computador. Justo?

6⃣ Cuidado com o FOMO (fear of missing out).

Esse é um recado repetido de uma das últimas edições que escrevemos, mas que vale ser reforçado: nas últimas semanas, eu comecei a receber muitos anúncios de empresas com soluções de inteligência artificial. Você deve estar recebendo também (principalmente pelo fato da Black Friday estar chegando e, com isso, a pressão e urgência desnecessárias de vendas também).

Tem empresa fazendo anúncio com comediante falando que tem 15 ferramentas pelo preço de uma e, ontem, vi uma fazendo anúncio com o Galvão Bueno (sim, aquele que também virou garoto propaganda da Betnacional) falando pra você usar 50 ferramentas de Inteligência Artificial.

P*rra, turma… 50 fucking ferramentas!? Risos.

“blabla, 50 ferramentas pelo preço de uma, blablabla”

Em uma roda de bar conversando com amigos eu provavelmente diria algo como “uai, gente, não é possível que só eu vejo o absurdo nisso”, mas como já estamos no ponto 6 de hoje, acredito que você também já consegue enxergar isso.

Cada hora é uma empresa diferente falando que tem 15, 30, 50 ferramentas de IA pra eu usar. O truque aqui é trocar clareza por volume: quanto mais ferramentas, melhor parece, mas não é o caso…

É muito melhor saber usar uma do que ter acesso a 15 (ou 50) e não conseguir usar direito. Depois de aprender a usar uma direito, você pula pras próximas.

O que o público não pode deixar passar é que numa dessas o que você mais ganha não é 50 acessos, e sim um atrito gigante e falta de clareza pra entender o que aplicar na vida real.

Nosso papel aqui é ajudar na aplicação prática, sempre.

7⃣ Um guia prático sobre tudo que você precisa saber pra não falar sobre besteira sobre IA.

Como você já deve saber (afinal, fizemos várias enquetes e falamos algumas vezes nas últimas semanas), estamos lançando um produto sobre IA.

É um produto diferente, porque não é um curso só… Até porque um curso ficaria desatualizado bem rápido do jeito que as coisas estão caminhando.

Não vou dar muitos spoilers aqui, porque lançamos oficialmente no dia 13/nov (junto com a masterclass com o CEO do Rock in Rio que divulgamos).

Mas nós estamos criando um guia prático com tudo que você precisa saber pra não passar vergonha quando falarem de IA na sua empresa:

  • Vai ser útil pra você se você ainda não sabe o que são nomenclaturas como MCP, RAG, limites de tokens, memória vs. contexto etc.

  • Vamos fazer uma análise sincera dos diferentes modelos: Chat GPT, Claude, Gemini, Grok, DeepSeek, Perplexity etc.

  • Os riscos e vantagens da antropoformização da IA e insights de alguns dos maiores pesquisadores sobre o tema (pode ficar sussa que a gente traduz tudo de um jeito bem fácil de entender).

Esse guia será a Edição #01 da nossa série de 4 emails pra te ajudar a criar sua Carreira à Prova de Futuro. É como se fosse um curso gratuito. Pra receber e reservar sua vaga na masterclass com o CEO do Rock in Rio, é só se cadastrar clicando aqui nesse link ou no botão abaixo:

Nós nos encontramos na 1ª edição dessa nossa série de emails limitadas sobre IA.

  • 📚 Ao longo do texto, deixamos os links pra inúmeras pesquisas, por isso não colocamos elas aqui hoje.

  • 😆 Pra dar uma risada: quantas pessoas assim você conhece? Risos. Chihuahua é apelido pra tanta gente,

  • 🎵 Atualizamos de novo a nossa playlist country com mais algumas músicas. Se não ouviu ela, é só clicar aqui. Se quiser algum outro estilo, responde aqui no email que a gente cria em breve 😉

  • 🎥 Opaaaaa, saiu o episódio 3 da construção da nossa startup tá na área! É só clicar nesse link aqui pra assistir (aproveita e segue nosso YouTube, porque tem muita coisa legal pra lançar por lá).

Boa, chegamos ao final de mais um 1:1!

Se você acha que ainda podemos melhorar, por favor, não hesite em mandar o feedback!

O que você achou dessa edição?

(escreva sua opinião depois de escolher uma opção)

Login or Subscribe to participate

Nos encontramos na semana que vem — e espero que você consiga traduzir essa edição para o seu dia a dia.

Se eu puder ajudar com algo, não hesite em me mandar uma DM e dizer que veio do the jobs.

🆘 Ou, se for algo mais técnico, clique aqui pra falar com o nosso suporte. Eles resolvem rapidinho.

Um abraço e let’s f*cking go,

powered by

Keep Reading

No posts found