[FREE] como comunicar (muito) melhor

você já viu algum atleta ir para uma prova sem se preparar?

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Fala, Jobs!

Chegou mais um momento para o nosso 1:1 favorito — e, dessa vez, vamos falar sobre comunicação.

Nos nossos últimos 1:1, falamos sobre produtividade, liderança e autoconhecimento — e colocamos enquetes em todas essas edições.

Sabe qual o curioso? O resultado foi praticamente unânime, com milhares de respostas de vocês a favor de uma trilha ordenada com conteúdos práticos…

Estamos preparando uma novidade do the jobs que deve sair do forno em breve e, para as pessoas interessadas, vamos deixar só esse botão pequeno aqui de um formulário. É bem rápido de responder e é pra essas pessoas que vamos apresentar primeiro a nossa novidade. 😉 

Mas, antes disso, vamos para a edição de hoje, focada no tema de comunicação (que, assim como produtividade, autoconhecimento, liderança) é extremamente necessário para quem quer construir uma carreira de crescimento.

Seu desafio vira tema das edições do the jobs

Clique no botão abaixo e compartilhe o principal desafio do seu momento profissional com o time de mentores do the jobs. Seu desafio pode aparecer nas próximas edições 😉 

Prepare o print, porque vamos começar o tema de comunicação com a frase da semana — e ela é um tapa de luvas.

Essa frase é uma aula por si só. Você com certeza vai se identificar com ela: é só lembrar de qualquer uma das vezes em que você comunicou algo com ou para alguém e, na sua cabeça, tudo correu tranquilamente.

Você diz algo e assume que a pessoa entendeu.

Mas você não considera uma série de fatores nisso. Por exemplo: Se a pessoa estava distraída; se você estava distraído e falou de uma maneira confusa; se usou palavras que a pessoa não está acostumada; se você assumiu que a pessoa tinha o mesmo contexto que você e ela não tinha etc.

Aí, você tem a ilusão de que a comunicação aconteceu.

Mas ela não aconteceu.

O que aconteceu foi só uma pessoa falando — e a outra não entendendo.

É disso que vamos falar hoje. Vamos nessa?

O que é uma comunicação bem sucedida?

Connecting Social Media GIF by MasterClass

Quando a gente fala que o maior problema na comunicação é a ilusão de que ela aconteceu, precisamos, também, falar sobre como evitar essa ilusão.

Esse é um tema extenso, mas vou introduzi-lo abordando 3 principais pontos e algumas provocações — mas temos também o texto de uma mentora convidada nessa edição.

É importante ressaltar — já que estamos falando de comunicação — que quando eu falo que vamos abordar 3 pontos, eu não quero dizer que esses 3 pontos são suficientes para “resolver o problema da comunicação”.

É difícil fazermos isso por meio de uma única edição de uma newsletter.

Mas é perfeitamente factível introduzirmos o assunto de uma maneira que você já consegue usar a seu favor e aplicar no seu dia a dia literalmente no momento em que terminar de ler essa edição.

Quero deixar aqui 3 principais pontos (é um framework que criei para me comunicar melhor e quero compartilhar aqui) que vão aumentar as chances de sucesso na sua comunicação no trabalho:

  1. Compreensão: Quanto do que você falou realmente foi entendido pelo ouvinte.

  2. Eficiência: Quanto tempo isso realmente demorou pra acontecer.

  3. Comprovação: Quão claro realmente ficou o que precisa ser feito como resultado dessa comunicação.

Vamos entrar no detalhe de cada um desses:

1) Compreensão

As pessoas precisam de contexto para conseguirem entender algo. Não adianta você simplesmente falar o que está na sua cabeça e assumir que a pessoa entendeu tudo.

Existem 2 jeitos de errar nesse primeiro pilar:

O primeiro é quando você não dá contexto suficiente e a pessoa não consegue compreender o problema e também não consegue contribuir (muito menos consegue fazer algo eficiente a respeito do que você comunicou).

Isso é super comum de acontecer, principalmente quando você está comunicando com uma pessoa de outra área/departamento da empresa onde você trabalha. Mas isso também é super comum de acontecer quando você está comunicando com seu líder (o que é pior ainda), porque o seu líder tem muito mais coisas na cabeça do que você imagina.

Esse é um erro simples que vejo muita gente cometer no meu dia a dia. Vou te dar um exemplo rápido: Eu assisto algumas centenas de pitches de startups (apresentações) por ano. Eu diria que pelo menos metade desses pitches cometem um erro básico, que é falar sobre a sua startup considerando que o possível investidor que está ouvindo já conhece sobre o setor assim como os fundadores.

Os fundadores estão tão imersos no dia a dia a ponto disso virar a vida deles, que eles esquecem que as outras pessoas não conhecem tanto quanto eles sobre o problema que estão resolvendo.

O segundo jeito de errar aqui é dar muito contexto e aí, provavelmente, as pessoas vão se perder e acabam ficando confusas com mais informação do que o necessário; ou você simplesmente desperdiça o tempo dos outros pra algo que não deveria ter tomado tanto tempo.

O antídoto pra isso é criar uma boa estrutura de comunicação.

O que quero dizer com uma boa estrutura de comunicação é, por exemplo, se basear em alguns templates na hora de comunicar.

Não quero complicar as coisas aqui… Não existe um banco de templates de comunicação ou nada do tipo. O que existe é você conhecer o time com o qual trabalha e existe também conhecer as preferências do seu líder.

Imagine que você tem que tomar uma decisão e precisa do seu líder pra isso.

Você pode “criar um template” de comunicação no qual você apresenta (1) exatamente qual é o problema, qual o impacto que ele tem sobre quais métricas e qual a dificuldade de resolvê-lo; você (2) dá contexto no processo até agora, falando do time envolvido, de como já tentaram resolver esse problema antes e todos os passos dados até agora; você (3) apresenta as suas propostas e os tradeoffs (prós e contras, custos etc.) de cada uma delas; e, ao final, você (4) dá as suas recomendações e pede a ajuda do seu líder para tomar a decisão.

Deu pra perceber a estrutura?

Isso não é uma regra e isso é mutável. Você pode adicionar ou retirar fatores disso mediante o seu conhecimento da situação. Você pode, por exemplo, saber que seu líder gosta de trabalhar com prazos e adicionar essa informação no seu template, dizendo que a decisão precisa ser tomada até dia X para evitar consequências Y.

E uma dica simples que quase ninguém faz pra te ajudar ainda nesse pilar de Compreensão: peça pra alguém resumir de volta pra você o que foi comunicado. Essa é a maneira mais fácil de ter um feedback e saber se você está comunicando bem ou não…

2) Eficiência

Esse pilar é provavelmente o mais menosprezado.

Ele chega a ser tão óbvio, que as pessoas não o levam tanto em consideração — mas te peço para dar uma atenção especial a ele, porque normalmente serão esses pontos que vamos falar agora que vão criar “a ilusão de que a comunicação aconteceu”.

O mais importante nesse pilar é fazer o implícito se tornar explícito.

O óbvio precisa ser dito.

O que está na sua cabeça não necessariamente está na cabeça do outro — e vocês com certeza entendem as coisas de maneiras diferentes.

Um exemplo: Não diga coisas como “não tenho certeza se vamos conseguir entregar XYZ”. Falar isso vai exigir interpretação e mais discussões.

O antídoto pra isso é quantificar sua comunicação.

No mesmo exemplo, você pode dizer “tem uma chance de 30% de entregarmos XYZ por conta de ABC”. Outras maneiras de fazer o implícito se tornar explícito podem ser:

  • Você pode usar uma nota de score para cada item (por exemplo, enumerá-los em ordem crescente de prioridade ou usar verde/amarelo/vermelho para o status);

  • Você pode perguntar de 1 a 5 quão importante as pessoas acham que X é ou, se você é quem precisa comunicar isso, você pode usar uma barra de 0 a 10 para mostrar a urgência, prioridade ou nível de algo (são exemplos de como ilustrar e fazer as coisas serem facilmente compreendidas);

  • Você pode simplesmente fazer rápidas enquetes em vez de assumir que sabe de algo;

  • E uma ótima maneira de tornar o implícito explícito é “compartilhar imediatamente as conversas” — ou seja: se você falou com a pessoa X e ela deu novos insights, compartilhe essas anotações imediatamente com o time (caso contrário, você vai precisar conversar com as pessoas B, C e D individualmente e isso vai ser pouco eficiente, até por não saber qual contexto cada um tem).

Pense no seguinte: Quando você comunica algo qualquer para uma pessoa qualquer, existem infinitas maneiras dessa comunicação ser interpretada, porque a pessoa não tem o contexto e mais uma série de coisas…

Ou seja: Existe um número provavelmente infinito de interpretações ao que você está falando.

Seu objetivo na sua comunicação precisa ser fazer com que o número possível de interpretações tenda a um. Se você comunica algo e só existe uma maneira de interpretar isso, é porque você comunicou bem.

Vou te dar um exemplo ilustrativo e simples disso. As duas frases a seguir dizem a mesma coisa.

  • Exemplo 1: “Eu preciso melhorar minha produtividade”.

  • Exemplo 2: “Eu fico muito tempo no celular à noite e, por isso, estou dormindo mal. Isso faz com que eu comece meu dia com pouca energia e acaba impactando no meu nível de concentração, principalmente pela manhã, que é quando tenho minhas tarefas mais importantes.”

Não preciso falar sobre a diferença delas, né? 😉 

3) Comprovação

Comprovação nada mais é do que conseguir amarrar a sua comunicação a um motivo.

Por que você está falando sobre esse assunto? Por que essa decisão é importante? Por que essa nova informação é relevante? Por que esse é o objetivo que estamos buscando?

Eu já comentei sobre isso antes nas últimas edições em que falamos sobre os aprendizados de liderança: quando as pessoas entendem o porquê, elas conseguem descobrir o “o que” e o “como” com muito mais facilidade.

Esse passo é mais autoexplicativo — mas precisa ser falado: sua comunicação precisa tornar explícitas coisas como quem é o líder do projeto e responsáveis por cada ação; quais são exatamente os próximos passos de tal projeto; e qual é o prazo esperado (mesmo que incerto) para esses próximos passos.

Com esses 3 passos alinhados, a sua comunicação — tanto individual como em time — já deve se tornar muito melhor.

Surgiu alguma dúvida sobre comunicação?

Também pensamos em uma novidade: vamos dar continuidade a essa edição com uma caixinha de perguntas no meu perfil pessoal no Instagram. Já postei a caixinha de perguntas nos stories — é só clicar aqui para deixar sua pergunta/dúvida — e também para acompanhar as respostas.

Para a segunda etapa dessa edição, convidamos uma das nossas mentoras, Luiza Apollaro, para contribuir sobre o tema comunicação e escrever um texto sobre como ter conversas difíceis, porque sabemos que elas existem e rodeiam nossos dias.

Como lidar com conversas difíceis?

GIF by Amazon Prime Video

Existe uma diferença muito grande entre “ouvir” e “escutar": Por definição do dicionário, ouvir é “o ato de entender ou perceber pelos sons o sentido do ouvido, da audição”.

escutar é “ouvir prestando atenção; prestar atenção ou dar atenção a”.

E para que uma conversa difícil tenha sucesso, é importante saber escutar.

Vamos explorar um pouco esse tema, mas antes, é importante entender que:

Uma conversa difícil nunca é uma coisa fácil, principalmente porque esse tipo de necessidade de conversa nasce em situações nas quais:

  1. Existe um conflito a ser resolvido e normalmente ele é um conflito de interesses;

  2. As pessoas envolvidas pensam de forma muito diferente profissionalmente e pessoalmente sobre um determinado tema ou mais;

  3. Não existe confiança;

Mas as conversas difíceis fazem parte da vida de todo bom profissional e, acredite, elas são inevitáveis — principalmente quando você se torna um líder.

Mesmo que você seja um excelente comunicador, liderar conversas difíceis é sempre um grande desafio, por isso, trouxe algumas dicas para que você tenha sucesso nesse tema:

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Uma coisa nós conseguimos garantir: você vai desejar ter assinado antes (e que vamos concorrer ao prêmio de “melhor investimento da sua carreira”, risos).

Veja o que a Ananda, assinantes do the jobs, comentou em uma das últimas edições:

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