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cartas na manga pra comunicar muito melhor (free)
parte 1

đ Boas-vindas Ă s novas 624 pessoas que se inscreveram no the jobs na Ășltima semana! Agora, somos 106.592 leitores na maior comunidade de futuros&novos lĂderes do Brasil.
Fala, Jobs!
EstĂŁo preparados pra hoje? Porque nĂłs temos mais uma novidade â e das boas â na edição de hoje.
A coisa tĂĄ ficando sĂ©ria. đ
Eu pensei bastante se o ideal seria falar dessa novidade antes do Carnaval ou depois, mas decidi fazer antes e quero explicar o porquĂȘ.
O ditado comum por aĂ nas ruas Ă© que âo ano sĂł começa depois do Carnavalâ, vocĂȘ jĂĄ deve ter ouvido issoâŠ
NĂŁo levar seu ano a sĂ©rio desde o inĂcio Ă© como desperdiçar 16,2% do seu ano, pra ser mais especĂfico. Em uma comparação mais fĂĄcil de enxergar, Ă© como se seus dias tivessem apenas 20 horas.
Me dĂĄ uma coceira sĂł de escrever isso⊠Minha mente: âUai, eu querendo mais horas no dia pra fazer mais coisas e alguĂ©m falando de 20h no dia?â Risos.
SĂł que eu aposto (e apostaria alto) que a grande maioria da nossa comunidade do the jobs nĂŁo faz parte dessa turma que deixa esse perĂodo de lado.
Ă por isso que Ă© importante falar dessa novidade e fazer isso acontecer antes do Carnaval.
Porque 2025 jå começou.
Eu jĂĄ te conto mais dessa novidade, mas, antes, deixa eu contar do tema da edição de hoje (porque tem muito conteĂșdo tambĂ©m).
O nosso 1:1 de hoje:
A comunicação Ă© um dos principais pilares de crescimento das nossas carreiras â se nĂŁo for o principal. NĂŁo importa se vocĂȘ Ă© um assistente ou analista nos seus primeiros anos de carreira, se estĂĄ no seu primeiro desafio de liderança ou se jĂĄ Ă© um/a gerente enfrentando os desafios de liderar â comunicar bem Ă© o que diferencia quem sĂł faz o bĂĄsico de quem realmente deixa sua marca. E, para te ajudar, hoje a gente preparou a âparte 1â de um arsenal de cartas na manga para comunicar muito melhor no dia a dia.
Por que isso Ă© importante:
Comunicar nĂŁo Ă© sĂł falar, mas ser entendido. Pequenos ajustes nas suas palavras podem evitar mal-entendidos, fortalecer relaçÔes e atĂ© transformar crĂticas em oportunidades de crescimento â e vocĂȘ ainda evita ser julgado por falar coisas em situaçÔes onde nĂŁo tinha se preparado.
Com essas âcartas na mangaâ de hoje, vocĂȘ vai saber exatamente o que dizer para ganhar clareza, resolver conflitos e engajar seu time em algumas situaçÔes.
Vamos nessa?

Em novembro do ano passado, nĂłs construĂmos, junto com vocĂȘs, um curso sobre âcomo comunicar com mais clareza e vender/expor melhor meu trabalhoâ.
VocĂȘs escolheram o tema e os tĂłpicos dentro de cada tema. Esse curso foi literalmente feito pra vocĂȘ, construĂdo com base nos desafios que vocĂȘs compartilham com a gente â e Ă© por isso que o curso foi tĂŁo legal.
Foi um sucesso: 56 pessoas toparam ser as primeiras â e esse feedback da primeira aula jĂĄ deve te dar um gostinho do que foi:

Chamamos esse curso de jobs club, porque a primeira turma agora, depois do curso, faz parte uma comunidade exclusiva que se manteve apĂłs o curso.
VocĂȘ tambĂ©m vai poder fazer parte disso, porque hoje nĂłs vamos abrir as portas para a segunda turma, mas com uma novidade:
đïž NĂłs vamos lançar a 2ÂȘ turma do curso de comunicação đ e tambĂ©m a 1ÂȘ turma de um novo curso, o de produtividade đ ïž.
(Produtividade, porque foi o segundo tema mais votado lĂĄ em novembro quando fiz a enquete com vocĂȘs, olha a votação esmagadora aqui embaixo).

Esse nĂŁo Ă© um email de vendas â Ă© sĂł um email de aviso para te dar a oportunidade, primeiro, das pessoas mais interessadas participarem do jobs club (que estamos construindo de pouco em pouco), porque as vagas sĂŁo bem limitadas.
Se vocĂȘ quer estar entre as primeiras pessoas dessa prĂłxima turma e fazer parte do clube, vocĂȘ pode clicar nesse botĂŁo abaixo para saber sobre o jobs club de produtividade:
Ou vocĂȘ pode clicar nesse botĂŁo abaixo para saber sobre o jobs club de comunicação:
Esses links vĂŁo te mandar pro nosso WhatsApp e vocĂȘ vai falar diretamente comigo pra eu te explicar como o jobs club juntou mentores incrĂveis de algumas das maiores empresas do Brasil e do mundo (que serĂŁo seus professores) pra subir o nĂvel da sua carreira e tambĂ©m todos os detalhes de como esse curso funciona.
Na 4ÂȘ-feira mandamos um email extra pra vocĂȘs com mais detalhes.
Vamos para a newsletter agora, porque o tema de hoje vai reforçar um pouco do que vocĂȘ pode encontrar no nosso curso de comunicação. đ
A frase da semana.
Prepare seu print:

Saber comunicar nunca Ă© demais.

escrito por @digoplemos
Cartas na manga para comunicar melhor.

Separei aqui 4 situaçÔes (pra essa edição de hoje, que é a parte 1) que provavelmente todos aqui jå passaram ou vão passar, nas quais a comunicação pode fazer a diferença.
São situaçÔes que, se tivermos boas respostas, nos destacam bem. Mostram preparo, mostram senioridade e mostram profissionalismo.
Essas situaçÔes são:
Como falar âeu nĂŁo concordoâ sem parecer rude ou parecer querer confrontar;
Como evitar mal-entendidos no seu trabalho e alinhar muito melhor as expectativas (pra vocĂȘ nĂŁo falar uma coisa e as pessoas entenderem outra);
Como reagir a crĂticas sem entrar na defensiva (ou parecer uma daquelas pessoas fechadas que nunca aceita feedback e, assim, manchar sua imagem).
E, por Ășltimo, 6 perguntas Ășteis pra vocĂȘ aprender mais com tudo que acontece Ă sua volta (e que vĂŁo passar aos outros uma Ăłtima imagem sobre vocĂȘ).
Vamos a todas essas situaçÔes. Prepare-se, porque vai ser uma edição bem pråtica:
Como falar âeu nĂŁo concordoâ sem parecer rude ou querer confrontar.
Eu sei, vocĂȘ sabe, todo mundo sabe:
A comunicação Ă© uma das principais habilidades pro mundo corporativo, principalmente pelo fato de que acontece com frequĂȘncia nĂłs falarmos uma coisa com uma intenção e a outra pessoa entender algo diferente.
Jå falei isso aqui antes e repito: o maior problema da comunicação é a ilusão de que ela aconteceu.
Primeiro, nĂŁo tem nada de errado com dizer "eu nĂŁo concordo". Importante deixar isso claro.
Ă honesto e direto e funciona bem quando vocĂȘ jĂĄ construiu uma relação sĂłlida de confiança com a outra pessoa (ou se ela te pedir pra falar se discordar de algo).
SĂł que, por conta dessa dificuldade da outra pessoa nem sempre entender o que queremos (o que Ă© âculpaâ nossa, nĂŁo do outro - a responsabilidade da comunicação Ă© do emissor), dizer âeu nĂŁo concordoâ pode colocar o outro na defensiva.
E a real é que ninguém consegue ser realmente aberto a novas ideias quando estå na defensiva. As coisas não acontecem.
Conversar com alguém na defensiva é que nem tentar dirigir com o freio de mão puxado.
A boa notĂcia Ă© que existem alternativas pra te ajudar a expressar seu ponto de vista sem criar resistĂȘncia. Vamos Ă s 7 sugestĂ”es:
âComo nĂłs estamos definindo sucesso? Quero entender melhor/Fiquei na dĂșvida de como essa proposta nos aproxima mais disso.â
â Por que funciona: Essa pergunta nĂŁo sĂł demonstra curiosidade como tambĂ©m força a pessoa a alinhar ou ajustar o objetivo apresentado.
âQuem/O que vocĂȘ tinha em mente ao pensar nessa solução? E quais suposiçÔes fez sobre eles?â
â Por que funciona: Ăs vezes, o problema estĂĄ na visĂŁo limitada sobre o pĂșblico-alvo ou usuĂĄrio final. Essa pergunta incentiva uma reflexĂŁo mais profunda.
âComo vamos saber se essa proposta estĂĄ funcionando? Como vamos medir?â
â Por que funciona: Ă direto e aponta para mĂ©tricas ou indicadores, uma abordagem que cria clareza e orientação futura.
âO que vocĂȘ sente mais confiança nessa proposta? E o que te deixa menos certo?â
â Por que funciona: Explora os pontos fortes e fracos, criando uma oportunidade para discutir possĂveis ajustes.
âQuĂŁo importante vocĂȘ acha que [insira aqui uma fraqueza que percebeu na sugestĂŁo/idea da pessoa] Ă©? Por quĂȘ?â
â Por que funciona: Essa pergunta dĂĄ espaço para a outra pessoa refletir sobre a relevĂąncia de um possĂvel ponto fraco antes que vocĂȘ ofereça sua visĂŁo.
âNĂŁo ficou claro para mim como isso resolve o problema [X]. VocĂȘ pode explicar mais, por favor?â
â Por que funciona: Ă assertivo, mas sem ser confrontador. DĂĄ Ă outra pessoa a chance de detalhar seu raciocĂnio.
âVocĂȘ jĂĄ considerou [insira aqui a sua alternativa]? O que achou?â
â Por que funciona: Mostra que vocĂȘ tem ideias para contribuir, mas coloca a outra pessoa no controle da resposta, o que evita parecer um ataque direto.
Como evitar mal-entendidos no seu trabalho.
Essa Ă© a tĂĄtica de gerenciamento de expectativas.
Seja no trabalho ou na vida pessoal, mal-entendidos tambĂ©m funcionam como aquela outra analogia: Ă© como se vocĂȘ puxasse um pouquinho mais o freio de mĂŁo do carro a cada desentendido â e dirigir com o freio de mĂŁo puxado te limita muito.
Muitas vezes, nĂŁo Ă© que as pessoas nĂŁo queiram colaborar ou entender, mas sim que falta alinhamento sobre o que foi pedido ou esperado.
E aĂ um papo reto que espero que nĂŁo seja doloroso pra vocĂȘ que faz parte da comunidade do the jobs: alinhar expectativas Ă© responsabilidade sua.
NĂŁo adianta achar que o outro lado vai adivinhar o que vocĂȘ quer ou entender automaticamente o que vocĂȘ espera.
A boa notĂcia Ă© que existem maneiras simples e prĂĄticas de evitar ruĂdos na comunicação. Abaixo estĂŁo 5 sugestĂ”es para gerenciar expectativas de forma eficaz:
âEntĂŁo, sĂł para garantir que estamos alinhados, vocĂȘ gostaria que euâŠ?â
â Por que funciona: Confirmar o entendimento antes de seguir em frente evita retrabalho e frustraçÔes. Essa abordagem demonstra proatividade e cuidado com os detalhes.
âSe entendi corretamente, o objetivo Ă© [resumir objetivo]. Ă isso mesmo?â
â Por que funciona: Parafrasear o que foi discutido ajuda a consolidar o entendimento. AlĂ©m disso, dĂĄ Ă outra pessoa a oportunidade de corrigir ou ajustar qualquer ponto.
âPodemos documentar os prĂłximos passos para garantir que estamos na mesma pĂĄgina?â
â Por que funciona: Formalizar o que foi decidido em mensagens de follow-up ou em resumos pĂłs-reuniĂŁo reduz o risco de interpretaçÔes diferentes.
âQuais resultados especĂficos vocĂȘ espera ver atĂ© [data]?â
â Por que funciona: Clarifica expectativas sobre entregas, prazos e resultados, especialmente em projetos com mĂșltiplos envolvidos.
âVocĂȘ vĂȘ algum ponto no qual possamos ter desencontros ou falta de alinhamento nesse plano?â
â Por que funciona: Antecipar possĂveis mal-entendidos antes que eles aconteçam demonstra maturidade e garante uma visĂŁo mais ampla sobre o que pode dar errado.
âExiste algo que ainda nĂŁo abordamos e que pode ser importante para o sucesso disso?â
â Por que funciona: Essa pergunta amplia o espectro da conversa, garantindo que nenhuma expectativa ou detalhe relevante passe despercebido.
Evitar mal-entendidos nĂŁo Ă© sĂł uma questĂŁo de clareza na comunicação, mas tambĂ©m de um certo cuidado com as relaçÔes (quando vocĂȘ gerencia bem as expectativas, cria confiança, reduz o estresse e constrĂłi colaboraçÔes muito mais sĂłlidas).
Antes de continuar, vamos para as recomendaçÔes da semana:

đ Um vĂdeo pra assistir quando vocĂȘ achar que teve um dia difĂcil no trabalho. Na moralâŠ
đ„ VocĂȘ precisa assistir esse podcast da Thalita Jesus (@oichefinha), uma das mentoras do the jobs, falando sobre carreira, influĂȘncia e desenvolvimento pessoal. Assisti inteiro e recomendo demais. Deixa um comentĂĄrio lĂĄ no vĂdeo falando que chegou por indicação do the jobsâŠ
đ” A recomendação de mĂșsica mais light dessa semana surpreende um pouco: esse cara Ă© um cantor de uma banda de metal que decidiu gravar umas mĂșsicas country. Ficou animal.
đ¶ A recomendação mais agitada dessa semana tambĂ©m surpreende: aposto que vocĂȘ nĂŁo sabia que o Elton John gravou uma mĂșsica com o Tupac (e que ela ficou MUITO boa).
đž Provavelmente vocĂȘ conhece essa mĂșsica chamada Africa (uma daquelas mĂșsicas impossĂveis de terminar e nĂŁo estar mais feliz que antes, aproveito e deixo esse cover incrĂvel tambĂ©m dessa mĂșsica - vale muito a pena ouvir), mas vocĂȘ conhece essa outra mĂșsica da mesma banda? Qualidade demais, AULA.
Agora sim, voltando ao conteĂșdo:
Como reagir a crĂticas sem entrar na defensiva (ou parecer uma daquelas pessoas fechadas que nunca aceita feedback e, assim, manchar sua imagem).
Receber crĂticas nunca Ă© fĂĄcil, mas a forma como vocĂȘ reage a elas pode definir o tom da relação e impactar diretamente seu crescimento profissional. A chave estĂĄ em evitar a defensiva e, em vez disso, encarar as crĂticas como uma oportunidade de aprendizado.
Uma reação bem estruturada demonstra maturidade, abertura e compromisso com a melhoria contĂnua. Aqui estĂŁo cinco frases que ajudam a receber crĂticas de forma construtiva e a transformar o feedback em algo positivo:
Opa. Daqui pra frente, o conteĂșdo Ă© exclusivo pra assinantes, ok?
NĂłs jĂĄ somos mais de 1.230 aqui na nossa comunidade. đ
PS: essa edição demorou 4 horas e 02 minutos pra escrever completa (sim, Ă© um baita trabalho). Pra ter acesso Ă s cartas na manga de como reagir a crĂticas sem entrar na defensiva (ou parecer uma daquelas pessoas fechadas que nunca aceita feedback e, assim, manchar sua imagem) e tambĂ©m Ă s 6 perguntas Ășteis pra vocĂȘ aprender mais com tudo que acontece Ă sua volta (e que vĂŁo passar aos outros uma Ăłtima imagem sobre vocĂȘ), alĂ©m das respostas dos nossos mentores aos desafios dos leitores, vocĂȘ precisa se tornar assinante do the jobs (dĂĄ uma olhada nesses feedbacks da Bianca e da Rafa que recebemos nas primeiras ediçÔes desse ano â confia, vocĂȘ vai desejar ter assinado antes).
