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como sair bem de 4 problemas no trabalho

đ Boas-vindas Ă s novas 277 pessoas que se inscreveram no the jobs na Ășltima semana! Agora, somos 110.603 leitores na maior comunidade de futuros&novos lĂderes do Brasil.
Fala, Jobs!
O primeiro recado pra começar bem a edição de hoje Ă© o seguinte: vamos lançar a 3ÂȘ turma do jobs club na semana que vem.
As vagas serĂŁo limitadas, entĂŁo vamos priorizar quem realmente tem interesse. Pra isso, vocĂȘ sĂł precisa clicar aqui pra estar na lista dos primeiros que conhecerĂŁo o que serĂĄ a 3ÂȘ edição do jobs club.
Dito isso, vamos ao tema da edição de hoje:
Talvez vocĂȘ nĂŁo seja um lĂder ainda â ou talvez vocĂȘ seja. Tanto faz para o que vamos falar hoje.
VocĂȘ com certeza jĂĄ teve aquele momento em que vocĂȘ estĂĄ apresentando algo para seu gestor â ou talvez atĂ© para o gestor do seu gestor â e ficou pensando algo como:
âSerĂĄ que eu falei tudo que eu tinha planejado?â ou talvez atĂ© âEu deveria ter falado aquiloâ; âSeria melhor se eu tivesse falado aqui/daquele jeitoâ.
Depois de um tempo passando por isso algumas vezes, comecei a perceber que alguns padrÔes se repetem. SituaçÔes diferentes, erros parecidos.
E se då pra ver um padrão⊠då pra (tentar) desenhar um sistema.
Pensar em padrĂ”es e sistemas (ou, se preferir, âpensar com base em princĂpiosâ) foi algo que nunca dei tanta atenção, porque Ă© difĂcil atĂ© de explicar o que significa, mas depois que eu li o livro âPrincĂpiosâ do Ray Dalio, eu comecei a buscar entender mais os princĂpios por trĂĄs das coisas â e comecei a aplicar essa lĂłgica Ă comunicação tambĂ©m.
AĂ, o que descobri Ă© que algumas "regras de bolso" funcionam nĂŁo sĂł pra mim, mas pra muita gente.
O nosso 1:1 de hoje:
Existem 4 situaçÔes que praticamente todo mundo passa e que tĂȘm o potencial de te prejudicar ou te destacar, dependendo de como vocĂȘ se comunica.
Essas 4 situaçÔes são as seguintes:
quando alguĂ©m (principalmente seu chefe ou atĂ© o chefe do chefe) te pergunta algo e vocĂȘ nĂŁo sabe exatamente a resposta;
quando algo dĂĄ errado e vocĂȘ tem envolvimento (ou atĂ© quando a responsabilidade Ă© sua);
quando vocĂȘ discorda de algo que alguĂ©m esteja falando (principalmente quando essas pessoas estĂŁo em posiçÔes hierarquicamente mais altas);
quando vocĂȘ recebe feedbacks negativos e crĂticas.
No nosso 1:1 de hoje, vamos entrar no detalhe de como responder a cada uma delas.
Por que isso Ă© importante:
Resposta simples em uma frase, direto e reto: isso Ă© importante, porque isso tambĂ©m Ă© saber se comunicar â e saber se comunicar Ă© a sua principal ferramenta pra saber se vender no mercado de trabalho (e nĂŁo estou falando de âfalar sobre seu trabalhoâ).
E aĂ, vamos nessa entĂŁo?
PS: de acordo com a votação da Ășltima edição, 58% das pessoas preferiram essa identidade visual. Quem manda sĂŁo vocĂȘs! đ


Qual dos dois acontece com mais frequĂȘncia por aĂ?

4 situaçÔes desafiadoras - e como reagir a cada uma delas.

Essas 4 situaçÔes acontecem com frequĂȘncia.
Pode parecer algo simples, mas jå vi isso acontecer incontåveis vezes também com pessoas muito mais experientes.
O principal motivo desse texto de hoje Ă© para mostrar que saber se comunicar nĂŁo Ă© apenas sobre o que vocĂȘ diz, mas sobre como vocĂȘ se posiciona diante dos desafios.
A nossa carreira Ă© feita de vĂĄrios pequenos momentos como esses 4 que vamos falar hoje â e como respondemos a esses desafios se acumula e constrĂłi a percepção que os outros tĂȘm de nĂłs. Aprenda a navegar por eles com inteligĂȘncia e estratĂ©gia.
Um spoiler rĂĄpido: teremos um curso do jobs club sobre âcomo comunicar melhor e vender/expor bem seu trabalhoâ. Ă exatamente sobre isso que estamos falando. Lembre de clicar aqui para estar entre os primeiros, porque as vagas serĂŁo limitadas.
Vamos, então, entrar direto no detalhe de cada uma dessas 4 situaçÔes:
1. Quando vocĂȘ nĂŁo sabe a resposta.
Imagine o seguinte:
VocĂȘ estĂĄ em uma reuniĂŁo importante.
As pessoas esperam que vocĂȘ saiba as respostas, mas aĂ vem uma pergunta⊠E vocĂȘ trava, porque vocĂȘ nĂŁo tem certeza da resposta.
Se fosse uma conversa casual, o famoso "nĂŁo sei" resolveria fĂĄcil.
Mas e se quem perguntou foi o cliente? Ou o VP da sua ĂĄrea? Ou, pior ainda, a pessoa que estĂĄ te entrevistando?
AĂ o jogo muda.
O medo de parecer despreparado ou desinformado te joga num beco onde qualquer resposta vaga parece melhor do que admitir que vocĂȘ nĂŁo sabe.
âMelhor falar algo do que falar que nĂŁo seiâ.
E aĂ vocĂȘ começa a falar algo de imediato, sem planejar pra onde vai e depois pensa âbom, pelo menos falei algo, acho que me saĂ mais ou menos, melhor que nĂŁo falar nadaâ â mas essa Ă© sĂł sua percepção.
Seu discurso, obviamente, foi pra vĂĄrios lugares. Saiu desconexo e prolixo.
Då pra perceber muito fåcil quando alguém estå enrolando.
Quando percebem isso, vocĂȘ perde confiança e credibilidade (em graus menores ou maiores, mas perde â Ă© como se fosse uma âerosĂŁoâ).
O problema nĂŁo Ă© nĂŁo saber. O problema Ă© fingir que sabe (ou tentar mostrar que sabe sem saber).
O que, entĂŁo, a gente pode fazer nesses momentos?
Tenho uma sugestĂŁo que pode, inclusive, fortalecer a sua imagem â e ela segue mais ou menos essa linha:
Admita que vocĂȘ nĂŁo tem certeza.
Assuma a responsabilidade de buscar a resposta.
Diga quando vocĂȘ vai retornar com a informação.
Entregue uma resposta clara, certa e Ăștil.
Ă uma postura simples, direta e forte.
VocĂȘ nĂŁo precisa ser a pessoa que sabe tudo.
O ideal Ă© que vocĂȘ seja a pessoa que resolve.
"NĂŁo entrei nesse nĂvel de detalhe ainda, mas vou investigar e te retorno depois do almoço."
"Ătima pergunta. Vou confirmar com a pessoa X e te dou um retorno atĂ© o fim do dia."
âEu ainda nĂŁo tinha olhado com esse foco. Vou revisar a planilha base e entender de onde veio esse nĂșmero."
Pronto â falando isso, vocĂȘ saiu da posição de alguĂ©m perdido para alguĂ©m confiĂĄvel.
Comunicando assim, vocĂȘ vira a pessoa que cuida das entregas atĂ© o fim, nĂŁo a que parece inventar qualquer desculpa na hora.
VocĂȘ vira a pessoa que transforma a pergunta em ação.
Faz parte nĂŁo saber tudo ainda, mas esse tipo de comunicação mostra que vocĂȘ tĂĄ no controle do processo â e isso jĂĄ Ă© meio caminho andado pra ganhar respeito.
(Ah, e perceba esse detalhe: nĂŁo escrevi ânĂŁo seiâ em nenhuma das respostas acima.)
Enfim⊠à bom ter todas as respostas?
Sim. Ă o âidealâ.
SĂł que na grande maioria das vezes, as pessoas nĂŁo esperam isso de vocĂȘ.
Elas esperam alguém em quem då pra confiar.
2. Quando algo dĂĄ errado e a culpa Ă© sua
Existe uma tendĂȘncia quase automĂĄtica quando algo dĂĄ errado no trabalho â especialmente quando a culpa (ou a responsabilidade) Ă© nossa:
A gente tenta controlar os danos⊠ficando em silĂȘncio.
à como se, em vez de comunicar o problema, a gente quisesse ganhar tempo pra resolver tudo antes que alguém perceba.
Parece lĂłgico, mas nĂŁo Ă© inteligente.
Porque quando o problema impacta outras pessoas e vocĂȘ demora a se pronunciar, vocĂȘ deixa de ser parte da solução e começa a parecer parte do problema.
Ă tentador querer esconder o erro, principalmente quando uma das nossas funçÔes Ă© justamente evitar que erros aconteçam. SĂł que assumir a frente em momentos difĂceis Ă©, muitas vezes, a maior prova de maturidade profissional que vocĂȘ pode dar.
Liderança â inclusive a sua, mesmo sem um cargo de gestor â Ă© manter as pessoas certas na mesma pĂĄgina â e isso sĂł acontece com comunicação clara, sem surpresas.
Se alguma falha acontece no sistema que vocĂȘ cuida, ou se uma entrega saiu errada por causa de algo que passou despercebido por vocĂȘ, o primeiro movimento deve ser avisar quem precisa saber: seu gestor, seus pares, ou o cliente impactado.
Assim, vocĂȘ vira a pessoa que detectou o problema e que estĂĄ liderando a solução â antes mesmo de ser cobrado por isso.
Esse Ă© o padrĂŁo:
Avise rapidamente que vocĂȘ jĂĄ sabe do problema e estĂĄ cuidando disso. Mostre que vocĂȘ estĂĄ liderando a resolução â nĂŁo sumido tentando escapar do impacto.
Se jå souber os próximos passos, compartilhe. Se ainda não souber, combine claramente quando vai dar um novo update. Algo como: "Ainda estamos analisando o que causou o problema e o impacto total, mas envio uma atualização em 1 hora."
DĂȘ um prazo. Essa Ă©, talvez, a parte mais importante. Quando o problema serĂĄ resolvido? Ou, se ainda nĂŁo dĂĄ pra saber, quando serĂĄ a prĂłxima atualização? Quais caminhos vocĂȘ estĂĄ explorando e quando vai saber os resultados?
Evite frases genéricas como "estamos trabalhando nisso". Elas não ajudam ninguém.
Mesmo que tudo que vocĂȘ possa dizer no momento seja: "JĂĄ estamos cientes e envio nova atualização atĂ© Ă s 15h", isso jĂĄ demonstra responsabilidade e comprometimento â e mais: permite que vocĂȘ cumpra uma promessa.
Nada pior do que o silĂȘncio enquanto os outros esperam por vocĂȘ sem saberem o que estĂĄ acontecendo.
VocĂȘ nĂŁo vai conseguir impedir todos os erros.
Mas pode decidir como vai lidar com eles.
E é isso que faz a diferença.

đ Essa ideia foi muito boa. Vai ter gente querendo mandar bilhete de âespero que vocĂȘ melhore logoâ pra galera por aĂ, risos.
đ” Essa daqui Ă© a recomendação mais light da semana. Que mĂșsica incrĂvel. Empolguei nas recomendaçÔes hoje. TambĂ©m tem essa versĂŁo ao vivo aqui que Ă© absurdamente boa.
đ¶ Esse daqui Ă© a recomendação mais agitada da semana. A quantidade de vezes que ouvi essa mĂșsica nos 2 Ășltimos dias, no volume que ouvi, provavelmente nĂŁo Ă© tĂŁo saudĂĄvel â mas adorei. PS: a mĂșsica nĂŁo Ă© o que o refrĂŁo/inĂcio parece ser.
đž Recomendação rock n roll da semana: eu ouvia MUITO essa banda quando criança â e achei esse vĂdeo de um cara que faz covers acĂșsticos incrĂveis (as 2 Ășltimas desse primeiro link sĂŁo as melhores pra mim). Ele tambĂ©m faz dessa banda muito mais famosa e essa daqui que Ă© uma das bandas mais famosas da histĂłria do rock.
SĂł uma dĂșvida rĂĄpida aqui⊠VocĂȘs estĂŁo curtindo essas recomendaçÔes?
o que vocĂȘ estĂĄ achando da sessĂŁo de mĂșsicas, risadas e recomendaçÔes?escolha uma opção e escreva sua opiniĂŁo depois, queremos ouvir! |
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Ahh, alĂ©m disso, vocĂȘ tambĂ©m vai poder fazer download do app do the jobs para ler em qualquer lugar e ter acesso no app a todos os posts que jĂĄ escrevemos separados por categoria.
Ă muita coisa boa. Te vejo do outro lado! đ