o que passa na cabeça do seu chefe (free)

👋 Boas-vindas às novas 2.411 pessoas que se inscreveram no the jobs na última semana! Agora, somos 96.049 leitores na maior comunidade de futuros&novos líderes do Brasil.

Fala, Jobs!

Chegou a hora do nosso 1:1 favorito e mais uma semana antes do final do ano com muitas oportunidades pra construirmos muitas coisas ainda.

(E que semana incrível que vai ser por aqui — espero que por aí também.)

Talvez você já tenha pensado algo como “o que meu chefe pensa de mim?” ou “como ele vai enxergar isso que eu fiz?” ou até “será que ele acha que eu estou mandando bem?” e coisas do tipo.

A edição de hoje é uma maneira de “entrar na cabeça do seu chefe,” entendendo como grandes líderes avaliam seus colaboradores, o que percebem como exemplos positivos e por aí vai.

Esses grandes líderes já passaram por algumas das maiores empresas do Brasil e do mundo — e eles dedicaram um bom tempo pra compartilhar suas percepções aqui.

Sem mais spoilers por agora… Vamos nessa?

Seu desafio na próxima edição do the jobs!

Se você tivesse vários grandes líderes de algumas das maiores empresas do Brasil e do mundo à sua disposição, o que você perguntaria pra eles?

A partir da semana que vem, voltaremos com as respostas dos mentores do the jobs aos seus desafios. Em resumo: você fala qual a sua dificuldade e a gente tenta contribuir com diferentes pontos de vista por aqui.

É só clicar nesse botão:

Estamos esperando suas perguntas! 😉 

Prepare o print!

Essa fala por si só… 😉 

APRESENTADO POR INSIDER
O que CEOs têm em comum com influencers de moda?

O essencial que não erra. Tanto no look da reunião quanto na selfie pro feed, a ideia é a mesma: peças-chave que trazem sofisticação e, ao mesmo tempo, estilo.

Tanto empresários quanto it girls começam pelas cores neutras, pra ir adicionando mais personalidade ao look, com acessórios e combinações — e o conforto não fica em segundo plano.

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escrito por @digoplemos
Você sabe exatamente o que o seu chefe acha de você?

Essa vai ser uma edição diferente.

Nas últimas semanas, nós lançamos (e já fechamos) o jobs club, nossa comunidade que, por enquanto, está restrita para um grupo de 55 leitores — e a edição de hoje está relacionada a tudo isso.

Essa comunidade vai começar pautada no tema de “como comunicar bem e expor melhor meu trabalho”. Nós teremos 4 encontros ao vivo pra discutir o tema e uma comunidade no Slack onde essas 55 pessoas vão interagir e compartilhar não só seus desafios, mas também boas práticas.

(Se você quiser participar do jobs club da próxima vez que abrirmos, continue acompanhando — teremos novidades no começo do ano).

O ponto é que, já que estamos falando sobre esse tema de comunicação e expor melhor seu próprio trabalho, me passou pela cabeça, então, entrevistar líderes de algumas das maiores empresas do Brasil e mundo (estamos falando de líderes que passaram por iFood, Heineken, Amazon, Ambev, 3M, Daki, BRF, BTG e muito mais) e compartilhar com vocês como que eles enxergam e analisam as pessoas da sua equipe.

Ahh, e você também vai poder adicionar os mentores no LinkedIn e se conectar com eles.

Lembre de mandar um oi pra eles e dizer que “viu no the jobs”. Eles vão adorar! 😉 

São tantas perguntas que recebemos por aqui de vocês… No que os líderes mais prestam atenção? O que eles consideram uma postura diferenciada? Eu sou julgado/a pelos mesmos fatores sempre? E por aí vai…

A ideia dessa edição é que você consiga enxergar claramente pontos que podem contribuir para a sua percepção de qualidade. Se você misturar essa edição com uma pequena dose de introspecção e autoanálise, aposto alto que o resultado vai ser positivo.

Vamos às perguntas:

#1. O que chama sua atenção em uma pessoa do seu time que se comunica bem? Há algo específico que faz você perceber o impacto das entregas e conquistas dessa pessoa?

📠 Vlad Silvano: Em um ambiente corporativo tão dinâmico, a comunicação é uma ferramenta extremamente importante.

Isso se torna ainda mais relevante no contexto atual, em que o trabalho remoto ou híbrido já é uma realidade consolidada. Gostaria de compartilhar dois casos que considero relevantes para esse cenário: um relacionado ao trabalho em minha equipe e outro de um colaborador.

Exemplo na minha equipe:

  1. Combinados:
    Por se tratar de uma área comercial, nossas rotinas são bastante dinâmicas. Para lidar com isso, definimos em conjunto com a equipe quais canais de comunicação utilizar de acordo com a urgência do tema:

    • Slack para conversas assíncronas.

    • WhatsApp para interações diárias mais rápidas.

    • Ligações para assuntos urgentes.

  2. Ritos e rituais:
    Definir claramente o objetivo de cada interação torna a agenda mais produtiva e ajuda no alinhamento de prioridades. Atualmente, seguimos os seguintes rituais:

    • Weekly: reunião semanal para revisão de resultados.

    • 1:1: encontros individuais para alinhamentos específicos.

    • Reunião mensal de resultados: revisão do plano de ação e metas.

  3. Horários das reuniões:
    Assim como no ponto anterior, combinar horários para as reuniões ajuda a garantir que todos do time estejam presentes e permite maior equilíbrio com as agendas diárias.

Exemplo de um liderado:

Há alguns anos, tive um colaborador que fez um intercâmbio de quatro meses na Inglaterra. Durante esse período, ele conciliou o trabalho com os estudos. A comunicação foi crucial para garantir que a operação continuasse fluindo normalmente. Destaco os principais fatores que contribuíram para o sucesso:

  1. Alinhamento de prioridades:
    Desde o início de sua saída, ele alinhou claramente as prioridades no trabalho, definiu pontos focais na equipe e estabeleceu o hábito de enviar um resumo semanal de todas as ações.

  2. Enfrentar conversas difíceis:
    Não se tratava apenas da quantidade, mas também da qualidade da comunicação. Ele otimizava suas interações, sendo sempre objetivo para garantir o alinhamento necessário.

  3. Revisão:
    Após cada 1:1, ele sempre enviava um resumo do que discutimos, garantindo que tudo havia sido compreendido e que os pontos acordados seriam executados.

  4. Uso de multicanais:
    Devido ao fuso horário, nem sempre conseguia realizar reuniões com todos. Quando isso acontecia, ele recorria a sua criatividade, gravando vídeos com orientações para tratar de assuntos de forma assíncrona. Essa prática foi tão eficiente que se tornou um hábito adotado por toda a equipe.

📠 Thalita Jesus: Uma pessoa que se comunica bem consegue fazer com que suas ideias sejam colocadas em prática nas organizações e se torna reconhecida como uma autoridade na área em que atua. Quando percebemos que outras pessoas estão repetindo o que essa pessoa diz, isso evidencia o impacto que sua forma de comunicação tem sobre os outros.

Um exemplo relevante é a habilidade de adaptar o discurso à audiência. Uma boa comunicação evita o uso de jargões técnicos em contextos onde eles poderiam gerar confusão ou criar uma barreira entre o comunicador e o público que ele deseja impactar ou influenciar. Essa pessoa ajusta sua linguagem ao nível de compreensão do público e busca constantemente confirmações para garantir que a mensagem foi plenamente entendida.

📠 Lucas Barbosa: Na minha visão, e com base no que tenho observado, as pessoas que conseguem se comunicar de forma simples e clara geralmente alcançam muito sucesso. Um exemplo que gosto de mencionar é o CEO da Heineken. Olhando de fora, ele parece um comunicador nato, mas, ao analisar com mais atenção, é possível perceber que ele utiliza diversas técnicas de oratória que o tornam esse grande comunicador.

O maior diferencial dele, no entanto, é não cair na armadilha de acreditar que as coisas precisam ser complexas ou complicadas para serem importantes. Uma das suas maiores qualidades é simplificar ao máximo as mensagens, garantindo que qualquer pessoa consiga entendê-las sem que a essência ou a importância do conteúdo seja perdida. Isso se aplica tanto à comunicação com a base mais ampla da empresa (como times de vendas, promotores e revendedores) quanto com líderes seniores globais (como o Head das Américas ou o CEO global).

Há um TED Talk que acho muito relevante nesse contexto, chamado "How to Speak So That People Want to Listen". Recomendo bastante para quem busca aprimorar suas habilidades de comunicação! Assista ao TED Talk aqui.

📠 Júlia Pedroso: A comunicação parece algo simples, afinal, é algo que usamos o tempo todo, certo? Mas a verdade é que há uma diferença enorme entre falar e realmente se comunicar bem. Quem domina essa habilidade consegue abrir portas, construir conexões e se destacar no que faz.

As pessoas que se comunicam bem têm algo especial: elas conseguem ser claras, objetivas e organizam suas ideias de forma que fazem sentido para qualquer pessoa que as ouve. Elas sabem ouvir ativamente, têm empatia e adaptam sua mensagem ao público. Isso faz com que elas brilhem, porque suas entregas e ideias são percebidas como algo de valor, mesmo em situações desafiadoras ou em meio a um time cheio de talentos.

Pense assim: quem se comunica bem não só explica, mas também inspira. Elas conseguem traduzir ideias complexas de forma simples e cativante, fazendo com que todo mundo preste atenção e compreenda a mensagem. E o mais interessante? Essas pessoas se conectam com todo mundo — dos colegas ao presidente da empresa — com a mesma naturalidade. É como se elas conseguissem ecoar as suas ideias e serem lembradas.

Ops, o restante do conteúdo é exclusivo para assinantes. Confia na Rafa, ela (junto com mais 1.217 pessoas) é assinante. Olha esse feedback 😉 

Ao assinar, você vai conseguir acessar as respostas às seguintes perguntas:

  • Quais atitudes ou comportamentos ajudam você a confiar mais em uma pessoa do seu time e a dar mais espaço para ele assumir novos desafios? E quais atitudes prejudicam a percepção de confiança que você tem nessa pessoa?

  • Como você interpreta quando uma pessoa que você lidera apresenta sugestões ou traz soluções? Qual é a melhor forma de fazer isso sem parecer que está tentando se impor ou ultrapassar o papel?

  • Como você interpreta quando uma pessoa que você lidera apresenta sugestões ou traz soluções? Qual é a melhor forma de fazer isso sem parecer que está tentando se impor ou ultrapassar o papel?

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