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um manual para comunicar com seu líder
parte final 3/3
👋 Boas-vindas às novas 1.097 pessoas que se inscreveram no the jobs na última semana! Agora, somos 82.630 leitores na maior comunidade de futuros&novos líderes do Brasil.
Fala, Jobs!
Essa é a parte final, a parte 3 de 3 do nosso manual de como comunicar melhor com o seu líder.
Hoje, vamos entrar em mais alguns detalhes práticos que você traduzir para o seu dia a dia. Se você acompanhou as últimas edições e já começou a aplicar no seu dia a dia, você sabe do que estamos falando 😉
Momento rápido de transparência aqui: é a primeira vez que trouxemos no the jobs um assunto mais profundo separado em edições diferentes — e a maioria dos feedbacks foram positivos, mas com algumas ressalvas que vamos levar em consideração para as próximas edições (a principal ressalva é adaptarmos as edições em 2 partes diferentes em vez de 3).
Vamos construir juntos. Se você pudesse escolher…
Nas últimas semanas, estamos consolidando literalmente milhares de opiniões que vocês estão deixando aqui nas nossas enquetes. Isso vai ajudar a construir as novidades que estamos trazendo para vocês.
A próxima enquete é pra entender como você gosta de se desenvolver:
Como você prefere aprender? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
PS: já temos mais de 1.000 pessoas na nossa lista de WhatsApp. Não mandamos mensagem pra ninguém ainda - ainda não chegou a hora - mas saibam que vocês que preencheram o formulário da última edição serão os primeiros 😉
Mas antes da big idea, prepare seu print!
Essa é das boas:
Uma única pergunta pra deixar aqui: você sabe dizer se tem alguma tarefa que você está evitando?
APRESENTADO POR INSIDER
Esquece o ferro: sua nova camisa desamassa no corpo.
Sair atrasado, derrubar café na roupa, encontrar manchas de suor indesejadas… Tudo isso pode acabar se investirmos em peças com um tecido tecnológico e de qualidade.
👔 E quando falamos das camisas sociais, sabemos quanto trabalho dá deixá-las lisinhas e impecáveis. Em pleno século 21, usar ferro de passar já pode ficar pra trás, né?
A era das camisas modernas chegou pra facilitar a rotina: a Insider traz na sua Camisa FutureForm um acabamento resistente à água, anti-odor, que desamassa no corpo e não desbota.
Elas são feitas para durar mais, por isso, são um investimento de valor.
Fora que a prova de que elas desamassam no corpo foi feita e o tecido foi analisado por horas em laboratório. A Tech T-Shirt, por exemplo, começou a ficar lisa nos primeiros 30 minutos.
Essa é a dica de ouro pro dia a dia no trabalho e fora dele. Clique aqui pra garantir suas novas camisas com desconto de 15% + frete grátis com o cupom JOBS15. 😉
escrito por @digoplemos
A última parte da “gestão reversa”.
Recapitulando:
O texto de hoje é a continuação das 2 últimas edições. Se você é um novo assinante (ou se ainda não leu a última edição), clique aqui para acessar a penúltima e aqui para acessar a última.
A “gestão reversa” é como se você liderasse, também, o seu relacionamento com seu líder. É assumir uma postura de liderança para que ele/a não precise se preocupar com mais uma coisa na infinita lista de preocupações que ele/a tem...
Existe uma maneira de você tirar um peso grande das costas do seu líder e facilitar as coisas pra ele/a — e essa maneira é essa gestão reversa.
PS: Você não precisa necessariamente incorporar essa postura de “gestão reversa” que estamos falando aqui — mas as chances são muito maiores da sua carreira ir mais longe com isso.
Terminamos a última edição com 5 dicas práticas sobre como comunicar muito melhor e liderar essa relação com seu gestor - e hoje vamos falar sobre mais 4 pontos práticos.
Vou começar continuando um ponto relativamente óbvio, mas você vai entender por que quero reforçá-lo: quando falamos de não levar só reclamações, mas sim sugestões ao gestores, o motivo que poucas pessoas enxergam por trás disso é que o seu líder quer te ajudar a resolver problemas, principalmente pelo fato de que seu gestor/a quase nunca vai ter tanto contexto quanto você.
Como gestor, falo com tranquilidade que, quando me trazem perguntas e problemas, eu quero (e preciso) saber o que meu time pensa e quais são as soluções potenciais para que eu possa opinar em cima disso.
Os líderes não costumam falar muito disso abertamente, mas a verdade é que a solução de um problema normalmente vai ser melhor se for pensado em conjunto. Falo isso de um jeito bem explícito aqui, porque sei que muitas pessoas não levam muitas sugestões aos seus líderes por medo/receio de ser mal interpretado ou de não ser uma sugestão tão boa.
Leve com você a regra de “reclamar por reclamar só atrapalha”. Se não conseguir levar sugestões, pelo menos leve contexto junto.
Vamos aos outros 4 pontos para melhorar (e muito) sua comunicação com seu gestor:
1. Vá direto ao ponto.
Os melhores colaboradores são aqueles que, ao comunicarem, dão o contexto necessário para evitar trocas de mensagens desnecessárias.
Não fique rodeando o assunto quando pode ser direto. Lembre-se: seu gestor/a está provavelmente trocando de tarefa ou checando sua mensagem entre reuniões – facilite ao máximo para que ele pegue o contexto rapidamente e entenda o que você quer discutir.
Vou ilustrar:
🚫 “Aconteceu isso, depois aquilo, um ponto importante que está enterrado no meio, e mais outra coisa.”
✅ “Nós estamos com o problema X. Este é o contexto resumido, assim podemos focar na parte importante.”
Muita gente deixa passar esse ponto — e os líderes percebem. Na verdade, um jeito mais fácil de falar é que é muito fácil perceber quando alguém não é objetivo na comunicação.
Se você tiver objetividade e contextualização na sua comunicação, vai ser um diferencial óbvio.
2. Mostre seu raciocínio.
Mostrar seu raciocínio ajuda os outros a entenderem sua lógica, pressupostos e motivações. O melhor de tudo é que, mesmo que discordem, isso gera uma base para discutir e avançar o processo.
A capacidade de mostrar seu raciocínio e dar contexto muda completamente o jogo.
Você não precisa ter todas as respostas antes de se manifestar, mas tente antecipar as perguntas básicas que podem surgir (falamos isso na última edição). Também é útil deixar claro o nível de confiança que você tem na sua ideia – algumas podem estar mais desenvolvidas, enquanto outras ainda estão em fase inicial.
Isso dá ao seu gestor/a a chance de apontar se você está perdendo algum contexto, operando com suposições diferentes ou fazendo uma inferência lógica que você talvez não tenha percebido.
São essas conversas produtivas que te aproximam da decisão correta.
🚫 "Eu recomendo X."
✅ "Eu recomendo X. Este é o motivo, os dados e exemplos que mostram por que isso deve funcionar. Os riscos potenciais são Y, mas podemos mitigar fazendo Z. Se você concordar, posso começar pelo [primeiro passo]. O que acha?"
De novo: vai ser um diferencial óbvio.
3. Identifique potenciais problemas.
Essa é outra parte prática e extremamente importante de uma boa comunicação:
Quando você espera ser orientado sobre o que fazer, transfere 100% da responsabilidade para seu gestor ser os "olhos e ouvidos" no campo, avaliar riscos, definir o sucesso e depois ele/a te dizer o que fazer. Ao se manter atento para identificar potenciais problemas, você alivia essa carga.
Líderes mais experientes conseguem identificar e resolver problemas, informando seus gestores depois.
Já para profissionais mais jovens, os gestores podem preferir que você fale assim que perceber algo surgindo, para que possam validar e resolver junto com você — o que é uma ótima oportunidade para calibrar seu entendimento e aprender como seu gestor pensa.
Talvez você considere um problema urgente, mas através desse processo, aprenda com seu gestor por que esse problema, por exemplo, pode ser de baixa frequência e magnitude, e por isso, tem menor prioridade do que imaginava.
Ou até pode acontecer o contrário: você convence seu gestor de que o problema é mais sério do que ele pensava.
Esse processo é um ganha-ganha. Você reduz a sobrecarga de decisões do seu gestor e aprimora seu julgamento, mostrando que está atento ao que é melhor para a equipe — e, obviamente, você se diferencia no processo.
Para ilustrar melhor:
🚫 “Isso é um problema.”
✅ “Isso é um problema. Aqui está o motivo pelo qual é importante. Sugiro fazermos X.”
✅ “Um cliente importante disse X. Não acho que seja grande coisa, mas queria compartilhar e ouvir sua opinião.”
✅ “Não sei como resolver X, mas quis trazer à tona. Minha intuição é monitorar por enquanto, mas me avise se devemos pensar em uma solução.”
Ops… Daqui pra frente, você precisa ser assinante para continuar lendo.
Sugestão de amigo: faça o teste, você não vai se arrepender. Eu apostaria que vamos concorrer ao melhor investimento que você fez (como o feedback abaixo). 😉