o checklist de bons líderes

14 principais pontos para avaliar

👋 Boas-vindas às novas 1.439 pessoas que se inscreveram no the jobs na última semana! Agora, somos 86.495 leitores na maior comunidade de futuros&novos líderes do Brasil.

Fala, Jobs!

Chegou o momento do nosso 1:1 favorito com uma edição feita pra te fazer refletir.

Hoje, vamos falar sobre 14 comportamentos específicos que os melhores líderes têm.

Os insights dessa edição vieram de um consolidado de perguntas, entrevistas e conversas com grandes empreendedores e executivos que conheci nos últimos anos e com quem venho mantendo conversas frequentes.

O número 14 foi o que consegui chegar resumindo tudo isso.

14 parece muito, mas não significa que você precisa fazer tudo isso sempre. Até porque seria bem irreal criar essa expectativa — mas você com certeza vai conseguir sair daqui com pelo menos 3 principais pontos de melhoria.

PS: No final, eu compartilho os meu 3 pontos melhoria também.

🎙️👀 o que você acha?

Conversamos com as primeiras 30 pessoas sobre as novidades do the jobs e, nessas conversas, praticamente todo mundo sugeriu um podcast.

Ainda não temos um podcast no forno, mas queríamos muito ouvir sua opinião sobre um possível podcast com histórias de líderes que estão se destacando, suas rotinas, dificuldades etc.

Você ouviria um podcast do the jobs?

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APRESENTADO POR INSIDER

O combustível da produtividade

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escrito por @digoplemos

Um checklist de 14 pontos pra você avaliar seu líder (mas também pra se avaliar)

Achieve To Do List GIF by MAX

Preciso começar dizendo que esse conteúdo serve, sim, pra avaliar a sua liderança como o título fala — mas ele vai ser muito mais útil avaliando a si mesmo/a principalmente.

E outro ponto importante: esse conteúdo também é útil para quem ainda não lidera pessoas atualmente.

Lembra da analogia do detector de metal que já usei em outras edições?

Leia esse conteúdo como se estivesse passando o detector de metal (no seu caso, um “detector de insights”). Seu objetivo: elencar de 1 a 3 principais pontos que você pode melhorar no seu dia a dia.

1) Compartilhar o sucesso

Isso é tipo “saúde mental coletiva básica”.

Imagine que o time bateu as metas trimestrais. Um bom líder não apenas comemora o resultado, mas faz questão de destacar que isso só foi possível graças ao esforço conjunto de todos. Nas reuniões, ele não assume o crédito, mas menciona o trabalho específico de cada membro. É aquele tipo de líder que faz você se sentir parte de algo maior, dando visibilidade para cada vitória conquistada.

Importante: não é só o líder que atribui crédito aos outros. Você vai se destacar se, mesmo não sendo líder, destacar a postura ou entrega de algum par dentro de uma reunião de alinhamento.

Quer ver outro exemplo?

Vamos supor que você liderou um projeto importante e o cliente ficou extremamente satisfeito. Um líder de verdade vai te colocar na linha de frente e garantir que os diretores saibam quem foi o responsável. Ele manda aquele email para toda a empresa ou comenta na reunião geral, reconhecendo abertamente seu trabalho. Nada de roubar o holofote – ele o direciona para quem realmente contribuiu.

Trabalhar com quem não faz isso é um perigo…

O oposto também é verdade: os melhores líderes assumem a responsabilidade do que deu errado em vez de encontrar culpados.

2) Transparência é regra

Imagine que a empresa está passando por uma reestruturação. Em vez de esconder informações ou deixar todos no escuro, o líder reúne o time e explica, com clareza, o que está acontecendo e o que pode ser esperado.

Não tem rodeios ou promessas vazias — ele é direto sobre os desafios e as oportunidades, deixando todos preparados para o que vem a seguir.

PS: vale entender aqui que transparência não é só uma decisão do líder. Existem inúmeros casos em que o líder do seu líder pede para que detalhes não sejam compartilhados; existem situações (envolvendo, por exemplo, compliance) que não permitem divulgar muitos detalhes; e por aí vai.

Obviamente, isso também se aplica pra você que ainda não é líder: sua transparência com relação ao trabalho, às dificuldades que você enfrenta, aos colegas que não contribuem etc.

Talvez você esteja lendo essa edição e pense “Ah, legal, mas e se meu líder faz tal coisa?” ou “Bacana, mas na minha situação é diferente!”. Nós sabemos que existem casos e casos…

Por isso, deixe aqui a sua pergunta o nosso time de mentores abordar na próxima edição.

3) Dar feebacks regularmente e de forma construtiva

O jeito mais fácil e direto de falar isso é que o líder que só dá feedback no final do ano ou em momentos de crise está vacilando.

Feedbacks constantes ajudam o time a corrigir o rumo, mas também ajudam a intensificar o ritmo quando necessário — ou até ajudam a manter a moral elevada.

Feedbacks constantes mostram que o líder prioriza o desenvolvimento do time e a transparência na comunicação.

A liderança não é apenas sobre o agora, mas sobre construir um time que se desenvolve continuamente, e os feedbacks são parte integral disso (além de, por exemplo, oferecer e indicar treinamentos). Bons líderes investem em sua equipe.

4) Seguir o feedback recebido

Imagine que, em uma reunião de equipe, você sugeriu uma melhoria no processo de atendimento ao cliente. Na semana seguinte, o líder não só leva a ideia adiante, como implementa mudanças baseadas no seu feedback.

Mais do que ouvir, ele age, mostrando que suas sugestões realmente importam e têm impacto real no dia a dia da empresa.

Obviamente, aqui estamos considerando já o fato de que sua sugestão realmente vai contribuir — mas o ponto aqui é o líder demonstrar claramente que ouviu e levou adiante uma sugestão.

Uma das piores coisas que pode acontecer é alguém dar uma sugestão (especialmente se for boa) e as pessoas não darem atenção a isso. É a fórmula mágica da desmotivaçãoe isso serve também pra quem não lidera equipes.

5) Pedir ideias

Líderes de verdade não querem apenas “soldados executando ordens”, mas parceiros que pensem e proponham. Já falei sobre isso em outras edições (essa, essa e essa): seu líder quer que você assuma o protagonismo.

Imagine um brainstorming onde seu chefe estimula você a sugerir novas estratégias ou soluções? Ele pergunta diretamente: "O que você acha que podemos melhorar?" ou “Com base no que você conhece, quais são possíveis pontos de melhoria aqui?”. Isso dá espaço para que você traga insights e se sinta verdadeiramente parte das decisões.

Parece meio óbvio o que estou falando, mas estou ressaltando isso porque eu aposto que o seguinte já aconteceu com você:

Na correria do dia a dia e na pressa de querer resolver problemas da frente e riscar itens da lista de coisas a fazer, você naturalmente atropela algumas sugestões de contribuição de outras pessoas (não só lideradas, mas seus pares também) que poderiam mudar o jogo.

Acontece comigo, com você e com todo mundo — e por isso que é importante reforçar.

6) Elevar a barra

Bons líderes ajudam a elevar a barra.

Ajudar a elevar a barra é entrar na operação e mostrar com exemplos como as coisas podem ser melhores. Ajudar a elevar a barra é não aceitar entregas medíocres que prejudiquem o desempenho da equipe. Ajudar a elevar a barra é direcionar com clareza para onde o time precisa melhorar e comunicar com clareza o objetivo esperado.

Isso não significa que “bons líderes exigem que todo mundo trabalhe muito mais”. Existem momentos certos para se elevar a barra.

7) Estabelecer limites e respeitar os seus

Um bom exemplo é quando o líder respeita seu horário de descanso e te incentiva a fazer o mesmo. Ele não manda mensagens urgentes às 22h e entende quando você precisa se desligar para recarregar as energias. Da mesma forma, ele estabelece seus próprios limites, demonstrando que também valoriza equilíbrio e respeito no ambiente de trabalho.

O que vou dizer a seguir não é uma regra, mais é muito mais comum isso acontecer no mundo corporativo do que no mundo de startups. Importante entender o perfil de cada trabalho antes de criar expectativas.

Um exemplo claro de estabelecer limites é quando o líder faz questão de evitar reuniões na hora sagrada do almoço. Ele/a sabe que essa pausa é essencial para recarregar as energias, e evita marcar compromissos que cortem esse momento de descanso. Pode parecer simples, mas mostra que ele se preocupa com o bem-estar de todos, entendendo a importância de pausas para manter a produtividade alta.

Ops, para continuar lendo daqui pra frente você precisa se tornar assinante, assim como a Rafa (aliás, esse foi o feedback que ela deixou depois de ter lido nossa última edição até o final).

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