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[FREE] princípios incontestáveis de liderança
para quem "é chefe" e também para quem não é
👋 Boas-vindas às novas 4.788 pessoas que se inscreveram no the jobs desde a última segunda-feira! Agora, somos 59.877 leitores na maior comunidade de futuros&novos líderes do Brasil.
Caso você seja uma das novas 4.788 pessoas que se inscreveram no the jobs desde a última segunda-feira, essas foram as nossas 3 últimas edições:
Fala, Jobs!
Chegou a hora do nosso 1:1 favorito 😉 e hoje a nossa conversa vai ser profunda.
PS: Por conta dos resultados da última edição e dos seus votos com interesse no tema produtividade, estamos preparando uma edição com a rotina (e muito mais) de nossos mentores.
Na edição de hoje, você encontrará insights sobre o tema liderança de algumas das principais fontes da atualidade, como:
O curso Leadership Excellence do Disney Institute, braço de educação da Disney responsável pela formação de executivos mundo afora;
Os livros Trillion Dollar Coach de Bill Campbell, empreendedor e coach de nomes como Steve Jobs, Eric Schmidt (ex-CEO do Google) e muito mais;
Build de Tony Fadell, fundador da Nest, vendida para o Google por US$ 3,2 bilhões;
Principles de Ray Dalio, investidor e criador de um dos fundos mais lucrativos do mundo, o Bridgewater;
Extreme Ownership de Jocko Willink, ex Navy SEAL e uma das maiores referências em liderança da atualidade;
Coincidentemente (ou não), essas referências também estão presentes nas conversas que tenho com grandes executivos e empreendedores com quem tenho o prazer de compartilhar meus dias.
Um dos melhores indícios de um conteúdo de qualidade é ver como ele se repete em ambientes e até épocas completamente diferentes.
Para os leitores mais antigos do the jobs, nós já abordamos (de outras maneiras) alguns temas dessa edição — mas isso não significa que “o conteúdo foi aprendido”.
Nosso aprendizado se forma principalmente com repetição: absorvemos um assunto muito melhor quando temos contato com ele, depois tentamos aplicar na prática, depois ouvimos mais uma referência, depois aplicamos na prática de novo, depois refletimos sobre ele — e por aí vai.
Mas, antes de começar, prepare o seu print para a frase da semana:
Um brinde a todos aqueles que não ignoram informações contrárias às nossas crenças.
O que acha da ideia?
Nessa edição, consolidamos vários insights em uma única coisa. É intencional que essa edição seja um tipo de guia (dentro do possível que uma newsletter pode oferecer) para futuros&novos líderes, uma edição para ler e reler, para consultar.
Aproveitando, uma dúvida sincera para você:
Você gostaria de ter acesso a uma plataforma com esses conteúdos ordenados?Pense como se as edições das newsletters formassem "trilhas" de conteúdo (como um curso, mas muito mais dinâmico). |
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Os princípios (repetidos ao longo de centenas de anos) incontestáveis de liderança
A liderança é o maior fator no desempenho de qualquer equipe.
E se você quer construir coisas incríveis, você precisará de uma equipe incrível.
Mas ter uma equipe incrível começa por incorporar dentro de si mesmo os princípios de liderança. Isso é assunto recorrente aqui e você provavelmente já sabe: quando escrevemos sobre liderança, é sobre a liderança de nós mesmos em primeiro lugar.
Quero aproveitar para reforçar um ponto principal aqui: quando falamos que o the jobs é para os “novos líderes”, falamos que o the jobs é para 3 principais personas:
As pessoas que estão se preparando para se tornarem líderes;
As pessoas que recentemente se tornaram líderes e precisam desempenhar com excelência seu novo papel;
As pessoas que já estão em posição de liderança e precisam manter seu desempenho no maior nível possível.
São essas pessoas que formam o que nós chamamos aqui de “a próxima geração de grandes líderes”.
A edição de hoje vai ser dividida em 2 partes: (i) o que novos líderes precisam saber e (ii) o que novos líderes precisam fazer.
Vamos nessa?
O que novos líderes precisam saber
#01: Quem você é importa mais do que o que você faz.
Liderança é sobre quem você é. Não se trata do seu trabalho ou classificação dentro de uma empresa.
Gerenciar é sobre fazer, mas liderar é sobre ser.
Essas são coisas diferentes.
E “quem você é” começa com a forma como você lida com as pessoas.
Quanto você realmente se importa com as pessoas ao seu redor?
Quanto você realmente as escuta?
Você costuma ouvir para responder ou ouve para entender?
Quanto você realmente respeita os problemas das pessoas que são diferentes dos seus?
Quando se trata de liderar, os detalhes importam — e muito. A primeira página do folheto de Leadership Excellence da Disney diz que “nosso segredo é a atenção aos detalhes infinitos, às pequenas coisas que parecem insignificantes e que todo mundo não se preocupa em cuidar ou gastar tempo, dinheiro e esforço para lidar”.
“Tudo se resume às pessoas”. Posso garantir que você ouvirá esse conselho com frequência — e provavelmente cometerá algum erro ignorando-o.
(Pelo menos até hoje não conheci alguém que não tenha errado com isso.)
Mas quanto mais rápido você entender isso, mais rápido se tornará um líder melhor: preste atenção às pequenas coisas, porque sua equipe se importará.
Uma boa dica prática para fazer isso é pensar nas pessoas como árvores (já falamos sobre isso em uma edição anterior, então não entraremos no detalhe hoje).
Lembre-se de qualquer momento em que você estava olhando para árvores: com certeza você notou suas diferentes formas e cores.
Talvez as tortas não estivessem recebendo luz solar suficiente. Talvez o solo não tivesse tantos nutrientes. Essas coisas as tornam diferentes.
Olhamos para as árvores e apenas as deixamos ser. Não criamos problemas com elas.
Mas tudo muda quando trocamos “árvores” por “pessoas”.
Mantenha sua curiosidade ativa ao conhecer pessoas. Elas têm um motivo — assim como você — para serem quem são e fazerem o que fazem.
Este é um ótimo primeiro passo para se importar mais com as pessoas — e se tornar um líder melhor.
Porque tudo se resume às pessoas.
Para fechar este tópico, caso você esteja se perguntando “que tipo de líder você é”, lembre-se de que a honestidade é mais importante do que o estilo.
Todo líder tem um estilo: tímido, barulhento, emocional, quieto, analítico, etc. — tire da cabeça essa ideia de que só há um tipo perfeito para ser líder.
Você pode ser qualquer um deles. Só nunca pode se esquivar de dizer respeitosamente à sua equipe as verdades desconfortáveis e difíceis que precisam ser ditas.
#02: Valores criam uma base sólida.
Os valores não devem ser frases fofas ou citações para Instagram.
Eles devem ser uma bússola para a tomada de decisões. Na verdade, eles devem ser uma espécie de “filtro de erros”.
Eles devem guiar o comportamento.
Lembre-se de que todos estão a todo momento contando uma história sobre o que valorizam. O que você faz mostra o que você valoriza.
O que você fala não importa tanto quanto o que você faz...
Ao iniciar uma empresa ou se juntar a pessoas para iniciar um projeto, você não precisa necessariamente escrever seus valores.
Mas você deve saber que atitude definirá a postura ideal e quais limites não serão ultrapassados — e isso deve ser definido em uma conversa muito clara.
O mais rápido possível.
Se você está no mundo corporativo, não menospreze a página de valores da empresa para a qual você está se candidatando — mas não esqueça que a melhor maneira de entender os valores de uma empresa é conversando com quem trabalha lá.
Lembre-se: Palavras são subjetivas. Frases são mais específicas e objetivas. Escreva-as com exemplos do dia a dia. Isso torna tudo mais compreensível.
#03: Uma grande comunicação é o que impede tudo de desmoronar.
O trabalho de um líder é comunicar, comunicar e comunicar.
Uma grande comunicação pode reforçar a cultura de uma equipe ou empresa. Uma má comunicação pode destruí-la.
A comunicação permeia tudo — desde escrever um e-mail até como você diz olá para as pessoas. (Aqui entra o primeiro ponto que falamos na edição: os detalhes importam.)
Você provavelmente já ouviu falar de Adam Grant (e se não ouviu, deveria). Ele tem um artigo incrível sobre como a comunicação corporativa realmente funciona. Em resumo:
É melhor se comunicar demais e às vezes parecer redundante do que se comunicar de menos e parecer indiferente ou confuso.
Como um novo líder, você deve ter clareza de quais são as mensagens mais importantes a serem divulgadas para todos que trabalham com você — e também sobre quais são as falhas de comunicação que provavelmente ocorrerão.
#04: Nunca aceite o que está abaixo dos seus padrões.
Liderança é sobre conduzir as pessoas a fazerem o melhor que podem.
Isso significa elevar o padrão. Requer ser intenso. Pessoas incríveis constroem empresas incríveis.
Se você opta por esse jogo de construir grandes coisas, precisa consentir em elevar o padrão a cada momento possível, porque realmente é um jogo difícil.
E quando se trata de padrões, como líder, não é o que você prega, é o que você tolera.
Ao definir expectativas, não importa o que foi dito ou escrito, se o desempenho abaixo do padrão é aceito e ninguém é responsabilizado (ou seja: se não há consequências), então esse desempenho abaixo do padrão se torna o novo padrão.
Sempre que você deixa passar despercebido algo abaixo dos padrões, você cria um novo padrão.
Os líderes devem garantir que as tarefas sejam repetidas até que o padrão superior esperado seja alcançado. Os líderes devem elevar os padrões de uma maneira que incentive e capacite a equipe a assumir a responsabilidade extrema.
Isso não significa que você deve demitir alguém que fez algo medíocre. Isso significa que você deve conversar com essa pessoa e ser muito claro sobre os resultados que você espera — e, claro, você deve ajudar essa pessoa a alcançá-los.
Mas isso também significa que você precisa fazer isso com você mesmo/a antes de tudo.
De novo: Liderança não é fácil, e não deveria ser…
Nem todo mundo está pronto para dar o seu melhor — mas todos ao seu redor devem estar tentando dar o seu melhor.
Liderar pessoas não é apenas elevar o padrão, mas também ajudar as pessoas a melhorarem. Pessoas que melhoram também fazem melhor.
Muitas coisas não requerem talento: não se atrasar, se esforçar mais, se importar com os detalhes, ouvir mais, se preparar, etc.
Este é um bom começo para elevar o padrão.
#05: A culpa será sua — não importa o que você pense.
Sei que este título soa duro, mas este é um dos princípios incontestáveis que fazem grandes líderes (e que também já falamos em outra edição do the jobs, vale reler).
Os líderes devem aceitar total responsabilidade pelos problemas que inibem o desempenho e desenvolver soluções para esses problemas.
Uma equipe só pode entregar um desempenho excepcional se o líder garantir que a equipe trabalhe junta em direção a um objetivo focado e imponha altos padrões de desempenho, trabalhando continuamente para melhorar.
Não existem equipes ruins, apenas líderes ruins.
Este é um conceito difícil e que traz humildade para qualquer líder, mas é uma mentalidade essencial para construir uma equipe de alto desempenho e vencedora.
Os líderes dificilmente se sentirão satisfeitos.
De novo… É pra ser difícil.
Eles devem enfrentar os fatos através de avaliações realistas e brutalmente honestas de si mesmos e do desempenho de sua equipe. Identificando fraquezas, bons líderes procuram fortalecê-las e elaborar um plano para superar desafios.
Eles estão constantemente procurando melhorar. Isso significa olhar para os resultados que sua equipe não alcançou e mergulhar profundamente em como você poderia tê-los ajudado a alcançar.
Como líder, você não deve discutir sobre quem estava certo ou errado. Você deve apenas descobrir a coisa certa e fazê-la — independentemente de quem disse ou fez.
Por último, mas não menos importante: você precisa realmente acreditar. Para inspirar e convencer os outros a seguir e executar com sucesso uma missão, um líder deve ser um verdadeiro crente nessa missão.
Se um líder não acredita na missão, ele não tomará os riscos necessários para superar os inevitáveis desafios que vêm com ela.
Uma vez que um líder acredita na missão, essa crença brilhará para aqueles abaixo e acima dele na cadeia de comando.
O líder deve explicar não apenas o que fazer, mas também por que é importante. Isso precisa ser claro a todos.
Ponto importante: Tudo isso que estamos escrevendo pode ser feito por quem já é atualmente um líder e também por quem não é.
Por exemplo, se você não é líder, em vez de buscar explicar por que seu time faz o que faz do jeito que faz, você precisa buscar saber por que seu time faz o que faz do jeito que faz.
Este é um conceito simples (mas não fácil). Siga sua curiosidade e enfrente desafios sobre coisas nas quais você realmente acredita.
Vale a pena tentar alcançar a grandeza.
Mas precisa ser com algo pelo qual você é curioso/a.
Pense na paixão como um resultado, não como um ponto de partida. Se você seguir sua curiosidade, a paixão se desenvolverá ainda mais adiante.
O que novos líderes precisam fazer
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